Logo Folha de Pernambuco

luto

Mikaben: saiba quem era o cantor haitiano que morreu no palco, durante um show em Paris

Filho de um artista famoso, cantor de 41 anos era destaque na cena musical de seu país

Cantor haitiano MikabenCantor haitiano Mikaben - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A morte do cantor haitiano Mikaben, em pleno palco de um show em Paris, neste domingo (16), comoveu muita gente nas redes sociais. Pelo Twitter, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, se disse "chocado" com a perda de quem ele classificou como "uma figura importante na música haitiana".

Mikaben morreu aos 41 anos, enquanto se apresentava na Acor Arena como convidado da banda haitiana Carimi. Segundo a AFP, aparentemente ele foi vítima de um ataque cardíaco depois de sofrer uma convulsão. Ele havia terminado de cantar as músicas "Ou pati / Hello Baby" e "Baby I miss you" pouco depois das 23h da capital francesa.

Quem era Mikaben?
Michael Benjamin nasceu em Porto Príncipe, capital do Haiti, em 1981, filho do famoso cantor haitiano Lionel Benjamin. Ele foi revelado num programa TV, o "Chante Nwèl", da emissora Telemax, e logo despontou como uma promessa na cena cultural da ilha. Além de cantor, ele também era escritor e produtor, tendo fundado o selo Kon'beat Records. Em seu perfil no Instagram, onde acumula 1,1 milhão de seguidores, ele costumava fazer posts de divulgação dos seus trabalhos como músico e produtor, além de momentos mais íntimos, como os que aparece com sua família.

Há dois discos dele disponíveis no Spotify: "Atis lokal pap janm lague", de 2010, e "Mkbn", mais recente, de 2018, fora incontáveis singles e participações. Ele tinha mais de 22 mil seguidores na plataforma de áudio. Uma de suas músicas mais executadas é "Tim pam nam", com participação de J Perry, uma espécie de cumbia com elementos de eletrônica.

Mikaben também colaborou em vários sucessos da banda Cairimi, como "Baby I Missed You" e "Fanm sa Move". O rapper haitiano Wyclef Jean, do grupo de hip hop The Fugees, referiu-se a ele como "um dos jovens artistas mais influentes e inspiradores de nossa geração" numa entrevista ao jornal The Miami Herald. Além de cantar, Mikaben tocava violão e piano.

Veja também

Newsletter