Mingau continua fisioterapia na UTI e tem quadro estável, diz boletim médico
Rinaldo Oliveira Amaral, baixista do Ultraje a Rigor, foi baleado na cabeça em Paraty, na noite do dia 2 de setembro
Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, em São Paulo. O hospital informou, nesta quarta-feira, que o suporte fisioterapêutico foi intensificado e que o músico está em processo de "desmame" da ventilação mecânica. O artista não está mais sedado, e o quadro de saúde permanece estável.
"A fase de hipertensão intracraniana foi superada, entrando agora em etapa de reabilitação, com intensificação do suporte fisioterapêutico. O paciente está sem sedação, apresentando abertura dos olhos, porém sem interação consciente com o ambiente até o momento", diz o boletim.
O musico foi baleado na cabeça e teve o carro alvejado por criminosos quando passava pelo bairro Ilha das Cobras, em Paraty, na Costa Verde, na noite do dia 2 de setembro. A Polícia Civil continua a busca por três suspeitos de terem participado da tentativa de homicídio. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcello Russo, da 167ª DP (Paraty), mandados de prisão temporária foram expedidos, e estão sendo realizadas buscas para prender os foragidos.
As investigações apontam que Mingau teria entrado na comunidade Ilha das Cobras com uma picape escura, passando com "certa velocidade" em cima de um quebra-molas, na Praça do Ovo, um "conhecido ponto de venda de drogas dominado pelo Comando Vermelho". O crime ocorreu na véspera do aniversário do músico, que completou 56 anos.
Leia também
• Vídeo mostra reação de motorista e passageira no momento do atropelamento de Kayky
• Bruno de Luca não será indiciado por omissão de socorro em acidente de Kayky Brito
• Caso Mingau: polícia prende mais um suspeito de envolvimento no ataque a tiros que atingiu o músico
A ação teria levantando a suspeita de traficantes que dominam a região. De acordo com a polícia, o carro era de grande porte, cor escura e tinha película nos vidros, o que dificultava a identificação de quem estava dirigindo.
No último dia 15, foi preso Ray Limeira Belchior, de 19 anos, em Paraty com uma pistola 9 milímetros da marca Sig Sauer, além de drogas. De acordo com o delegado, a arma é compatível com a que teria sido utilizada no disparo que atingiu o músico.
"O pior já passou"
Na última segunda-feira (25), Isabella Aglio, filha do baixista Rinaldo Amaral, o Mingau, do Ultraje a Rigor, usou as redes sociais para falar da recuperação do pai. Ela afirma que "o pior já passou".
"Oi, gente! Sei que muitos estão ansiosos esperando notícias. Tenho recebido inúmeras mensagens e não consigo responder todas. Primeiramente queria agradecer a todos pelo carinho e boas vibrações tenham certeza que ele sente esse amor e isso está ajudando na recuperação dele", começou Isabella.
"Ele está bem, cada dia se superando graças a Deus e a sua força. Apresenta melhoras e está melhor do que poderíamos imaginar. Mas temos que ter em mente que é um trauma grande, recente e neurológico. Então, a palavra é: paciência. Estou tendo que aprender isso na marra. O processo é lento mesmo, então não esperem super novidades a todo tempo".
Conheça o final dessa história: Homem descobre que chegou a sua vez na fila de transplantes quando estava no alto de montanha
"Eu SUPER entendo a preocupação e curiosidade de todos! Afinal, meu pai é uma figura pública e uma pessoa muito querida. Mas tem certas coisas que são um pouco indelicadas no momento... Eu entendo que não é na maldade, juro. É muito ruim ficar nessa de não saber o que vai acontecer. Mas, se é ruim pra vocês, imagina pra mim? Peço um pouco de paciência e compreensão. Ele vai ficar muito bem, eu tenho certeza disso. Mas temos que respeitar o tempo dele", ainda disse Isabella, que compartilhou uma mensagem em que um internauta pergunta se Mingau "vai voltar a ser integralmente saudável".
"Vamos continuar a emanar nossas melhores energias pra em breve podermos ver esse sorrisão que só ele tem. Todo tipo de prece, oração, reiki, pensamento positivo encaminhado a ele é super bem-vindo! Obrigada a todos".
"Tenham em mente: o pior já passou. Independente da crença, é indiscutível que ele É, SIM, um milagre. Acredito na cura e restauração total da vida dele. Foram tantas e tantas coisas que poderiam ter dado errado e deram certo, mais do que imaginamos, que não me restam dúvidas de que tudo está caminhando pro melhor possível. Vamos agradecer pelo milagre e pedir por mais bênçãos! Beijos", finaliza.