Logo Folha de Pernambuco

SALVE, MIRÓ!

Miró da Muribeca: poeta pernambucano ganha homenagem no dia do seu aniversário

Se por aqui estivesse, Miró celebraria neste domingo (6), 63 anos

Miró da Muribeca, poetaMiró da Muribeca, poeta - Foto: Arthur de Souza/Arquivo Folha de Pernambuco

Era outubro de 2021. Ainda internado em uma clínica de reabilitação, liberado para conversar, rir, emocionar-se, agradecer, Miró chegou sem pressa à redação da Folha de Pernambuco.

Antes de iniciar a prosa, bradou com ênfase que estava "tão feliz" em falar sobre seu renascimento, e continuou afirmando em tom de gratidão a necessidade de "(...) Olhar alguém nos olhos, conversar. Obrigado por isso”. E começava a partir dali, um bate papo tomado pela intensidade que lhe era peculiar.

Miró da Muribeca, poetaCrédito: Arthur de Souza/Aquivo Folha de Pernambuco

Quase seis meses depois, o poeta - detentor de uma conhecida estética periférica, urbana e social, entre outros vieses - se foi. Era julho de 2022, seis dias antes de celebrar 62 anos de existência terrena, foi noticiado o falecimento de Miró.

 

Neste domingo, 6 de agosto, ele completaria mais uma data pelas bandas de cá (63 anos). Desde sua partida, para enaltecer sua vida e obra, foi instituído no Calendário Oficial de Eventos do Recife o Dia Municipal do Alegrismo - iniciativa da vereadora Cida Pedrosa - para ser celebrado anualmente.

Na programação, atividades diversas celebram a eternidade de Miró da Muribeca, entre elas: Manifesto Alegrista, teatro, contação de história, filmes e poesia. 

Miró da Muribeca, poetaCrédito: Arthur de Souza/Arquivo Folha de Pernambuco

"Será uma festa, uma celebração à vida de Miró e à eternidade de sua poesia, com alegria, como ele gostava, mas uma alegria de olhos abertos para o mundo, não uma uma alegria alienada. Assim entendo o alegrismo", ressalta o escritor Wellington de Melo.

O Dia do Alegrismo ou o "Dia de Miró da Muribeca" será celebrado, portanto, no Museu de Artes Afro-Brasileiras Rolando Toro, no Bairro do Recife.

Programação
Manifesto Alegria

MANHÃ

9h - "Apesar dos efeitos colaterais o amor ainda é o melhor remédio"// Abertura: leitura do Manifesto Alegrista e apresentação teatral com as Violetas da Aurora

10h – “Pipas no céu crianças nas nuvens” // Contação de história do livro ATCHIM! (Miró da Muribeca, 2019) com a poeta e cordelista Susana Morais.
*Atividade voltada para o público infantil

10h às 13h – “Um lençol de arco-íris e letras” – Oficina de Escrita Criativa com a poeta Flávia Gomes.
Público: a partir dos 12 anos
Serão disponibilizas 15 vagas de forma gratuita, por ordem de chegada.

10h0 às 13h – “Olhando teus grafites vestindo teus viadutos” – Oficina de Declamação com o poeta Gleison Nascimento.
Público: a partir dos 16 anos
Serão disponibilizas 15 vagas de forma gratuita, por ordem de chegada.

TARDE

Almoço – Cardápio
13h – “Que tal fazer um purê com as batatas das tuas pernas?” – Feijoada Musical na Bodega de Véio, com o músico Diego Gibram.

Finalmente, onde é que vamos parar?
15h – “Troco meu revólver por comida, lazer, educação e moradia. Disse o cara de periferia.”

– Banca de livros do projeto “Mala Preta” com a escritora Odailta Alves.
15h30 – “Atenção, gravando” – Exibição do filme São Paulo é fogo, de Wilson Freire.

16h – “Tá indo pra onde boy?” – Uma conversa sobre memória afetiva com xs poetas Cida Pedrosa, Wellington de Melo e Wilson Freire.

17h30 – “Meu lado Greenpeace” – MIRÓ ETERNO (Projeção e Videoarte) com Rafael Buda, Tiago Delácio, Mozart Santos e Guto Barros.

NOITE - CARNAVAL

18h – “Seis horas o Recife reza e eu voando pra ver Maria” – Roda de poesia com xs poetas Marcus Silva, Mauriceia Santana, Odailta Alves, Tamires Driely e Valmir Jordão. Abertura com o Maracatu Várzea do Capibaribe.


Serviço
Dia do Alegrismo - Aniversário de 63 anos do poeta Miró da Muribeca


Quando: Domingo (6), a partir das 9h
Onde: Museu de Artes Afro-Brasileiras Rolando Toro (Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife)

Gratuito
 

 


 

Veja também

Newsletter