Logo Folha de Pernambuco

Cultura+

Mistério em torno do amor de Tancinha

“Haja Coração” chega ao último capítulo com 29 pontos de audiência e três finais gravados

Líder da oposição na Câmara, vereadora Marília Arraes (PT)Líder da oposição na Câmara, vereadora Marília Arraes (PT) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 

A novela “Haja Coração” (Globo) chega ao fim nesta terça-feira (8) e deve revelar, finalmente, com quem Tancinha (Mariana Ximenes) vai ficar: o seu ex-noivo, Apolo (Malvino Salvador), ou o seu mais recente amor, Beto (João Baldasserini)?

As idas e vindas do triângulo amoroso, além do bom humor, foram chaves para transformar a trama das sete em um grande sucesso. A história chegou ao fim de setembro com média de audiência de 29 pontos no PTN (Painel Nacional de Televisão, que registra a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do país).

A sua antecessora, “Totalmente Demais”, também considerada um marco do horário, fechou com a média de 27,3 pontos. A audiência ainda pode subir mais enquanto Tancinha não se decide. A torcida nas redes sociais tem levantado a bola de Beto. Se a feirante ficar com o publicitário, será uma dobradinha do que aconteceu em “Sassaricando” (1987), novela de Silvio de Abreu que inspirou “Haja Coração”.

Mas é dado como certo na Globo que a feirante escolha Apolo. Três finais foram gravados. “Acho que o Beto vai continuar se superando na vida, como fez até agora. Ele nem precisaria ficar com a Tancinha para ter um final feliz, pois já aprendeu muito com esse amor e com a vida. Ele se transformou em um novo homem depois de conhecê-la”, diz João Baldasserini.

O público que acompanha a novela também aguarda os outros finais. A vilã Bruna (Fernanda Vasconcellos) será desmascarada? E será que Shirlei (Sabrina Petraglia) e Carmela (Chandelly Braz) vão terminar em paz? “É uma história de perdão. Foi só a culpa que fez Carmela se afastar da Shirlei. Elas terão final feliz”, diz o autor Daniel Ortiz.

“Já a Fedora [Tatá Werneck] larga tudo por amor. Ela encontra a felicidade nas pequenas coisas“, conta. “Haja Coração” foi um projeto despretensioso no qual imperou a emoção”, diz Fred Mayrink, diretor artístico. O capítulo será reprisado nesta quarta-feira, às 15h, no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Boas histórias ilustraram bem a trama, com destaque para Shirlei (Sabrina Petraglia). “Essa personagem entrou como uma referência que o autor Daniel Ortiz fez a Shirley Manca, de ‘Torre de Babel’ [1998], trama de Silvio de Abreu. Mas acabou roubando a cena. A diferença para a protagonista Tancinha é que a Shirlei é pobre, deficiente e se apaixona por um cara rico. Então, o público passou a torcer por ela, que ganhou o título de mocinha da vez”, explica Julio Cesar Fernandes, pesquisador e professor da Faculdade Cásper Líbero.

 

Veja também

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars
BRASIL

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos
agricultura

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos

Newsletter