Logo Folha de Pernambuco

Luto

Morre André Leon Talley, primeiro editor negro da Vogue, aos 73 anos

Jornalista também foi jurado do reality show "America's Next Top Model"

André Leon TalleyAndré Leon Talley - Foto: Reprodução/Instagram

O jornalista norte-américano André Leon Talley faleceu, nesta quarta-feira (19), aos 73 anos. Considerado um ícone da moda, ele foi o primeiro editor negro da história da revista Vogue

A informação foi confirmada pelo perfil oficial do jornalista no Instagram, que publicou uma homenagem. De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, ele estava internado em um hospital em Nova York e faleceu vítima de um ataque cardíaco. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Andre Leon Talley (@andreltalley)

“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de André Leon Talley, em 18 de janeiro de 2022, em Nova York. Mr. Talley foi maior do que a vida, diretor criativo de longa data da Vogue durante sua ascensão ao domínio como a bíblia da moda mundial”, diz o texto na rede social.
 

Talley nasceu em 16 de outubro de 1948, em Washington. Graduado como bacharel em literatura francesa, ingressou no mundo da moda a partir de um estágio com Diana Vreeland no Metropolitan Museum of Art. 

O jornalista foi próximo de nomes como de Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld, Paloma Picasso, Diane von Furstenberg, Bethann Hardison e Manolo Blahnik. Também foi consultor da família Obama sobre moda, apresentando Michelle Obama ao estilista taiwanês-canadense Jason Wu.

Ao longo da vida, Talley escreveu dois livros autobiográficos: “ALT” e “The Chiffon Trenches”. Com diversas participações em programas de televisão, ele ocupou a cadeira de jurado do reality show "America's Next Top Model" por três temporadas.

Veja também

Newsletter