SUGAR MAN

Morre, aos 81 anos, o obscuro cantor Rodríguez, redescoberto em "Searching for Sugar Man"

A causa da morte do artista não foi revelada, mas, segundo um jornal de Detroit, ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos

Sixto RodríguezSixto Rodríguez - Foto: Mark Horton/Getty Images

Morreu, na noite desta terça (8), o cantor estadunidense Sixto Rodríguez – também conhecido apenas como Rodríguez. O obscuro músico de folk estava com 81 anos e, segundo o Detroit News, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos tempos. A causa da morte não foi informada.

O artista, nascido em Detroit, nos Estados Unidos, teve uma carreira inicial curta. Lançou dois álbuns nos anos 1970 – "Cold fact" (1970) e "Coming from reality" (1971) – mas, sua música não teve reverberação no mercado americano, e ele passou anos no ostracismo. Porém, sua obra ficou muita conhecida na África do Sul e ele tornou-se um mito no país, mesmo sem saber.

Após muitas buscas por seu paradeiro, Rodríguez é redescoberto no documentário "Searching for Sugar Man" ("Procurando por Sugarman"), de 2012, e seu nome ganha notoriedade mundial. O filme foi vencedor do Oscar 2013 como Melhor Documentário.

A família de Rodríguez era de origem trabalhadora. O pai era um imigrante mexicano que chegara aos Estados Unidos em 1920, e a mãe, uma descendente mista de americanos e europeus. Ele foi chamado de "Sixto" por ser o sexto filho da família.

"Sugar Man" é a música mais emblemática da carreira de Rodríguez:

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter