Morre aos 86 anos Owen Roizman, diretor de fotografia do "O Exorcista" e "Operação França"
Indicado cinco vezes ao Oscar, recebeu da premiação em 2017 uma homenagem pelo conjunto da obra
O diretor de fotografia Owen Roizman morreu aos 86 anos, depois de enfrentar um longo período doente. A informação foi divulgada pela Sociedade Americana de Cinematógrafos, neste sábado (7), sem informações a respeito de que doença seria. Nenhum outro detalhe sobre a morte de Roizman foi revelado até o momento.
Roizman foi indicado ao Oscar cinco vezes, por “Operação França”, “O Exorcista”, “Rede de Intrigas”, “Tootsie” e pelo faroeste “Wyatt Earp”. Em 2017, ele foi homenageado com um Oscar honorário por suas contribuições ao cinema ao longo da vida. Naquele mesmo ano, os cineastas Agnès Varda e Charles Burnett e o ator Donald Sutherland também receberam o mesmo reconhecimento pelo conjunto da obra.
Leia também
• Morre o artista experimental Michael Snow, aos 94 anos
• Gianluca Vialli, ex-atacante da Itália, Juventus e Chelsea, morre aos 58 anos
• Morre o cantor Renatinho BokaLoka, aos 48 anos, em decorrência de um infarto
Vinte anos antes, em 1997, Roizman já havia recebido outro prêmio pelo conjunto de sua obra, daquela vez pela Sociedade Americana de Cinematógrafos.
Além de suas indicações ao Oscar, Roizman foi indicado ao Emmy por sua fotografia no especial de variedades estrelado por Liza Minnelli em 1972, o “Liza com Z”, dirigido por Bob Fosse.