Morre, aos 88 anos, ator Mitchell Ryan, de 'Máquina Mortífera' e 'Dharma & Greg'
Artista publicou livro autobiográfico no ano passado. Entre os trabalhos, estão os filmes 'Magnum 44' e 'O Estranho Sem Nome'
Morre aos 88 anos, o ator americano Mitchell Ryan. Ele ficou conhecido por papéis nas séries "Dark Shadows" e "Dharma & Greg", além de ter atuado em filmes como "Máquina Mortífera" (1987), "Magnum 44" (1973) e "O Estranho Sem Nome" (1973). De acordo com o New York Times, a causa da morte foi um ataque cardíaco, segundo informações do agente Ro Diamond, que representou o artista por mais de 40 anos. Ele morreu na casa onde morava em Los Angeles, na Califórnia.
Ryan iniciou os mais de 50 anos de carreira com um papel não creditado no filme "Thunder Road" (1958). O ator ganhou destaque a partir de 1966, quando conseguiu um papel em "Dark Shadows", cujo enredo narra a vida aventureira da abastada família Collins. Situado na cidade fictícia de Collinsport, Maine, a família vivencia eventos sobrenaturais e é atormentada por seres estranhos, como fantasmas, bruxas e zumbis. Ryan interpretou Burke Devlin, um ex-presidiário que retorna a Collinsport e busca vingança contra a família.
"Era um tipo de melodrama gótico maravilhosamente escrito e Burke era esse personagem maravilhoso e misterioso", lembrou Ryan décadas depois em uma entrevista. "E, na verdade, não havia muita dificuldade em fazê-lo, apenas trazer muito da minha paixão para ele, e apenas permitir que ele chegasse ao mundo".
A atriz Kathryn Leigh Scott, que dividiu cenas com Ryan na série, publicou uma mensagem em sua página no Facebook.
Leia também
• Briga generalizada entre torcedores deixa 22 feridos em partida no México
• Ucrânia enfrenta crise de refugiados mais acelerada na Europa desde a II Guerra Mundial
• Segundo Jardim de Boa Viagem recebe a feira Bora Bora
"Meu doce, amado amigo Mitch morreu nesta manhã", escreveu a atriz. "Ele foi um grande presente em minha vida. Eu celebro minha calorosas memórias de sua bela alma. Estou de coração partido".
Ele foi demitido do show por problemas com alcoolismo, que ele detalhou em uma autobiografia, "A Queda de um Pardal", publicada em 2021. No livro, ele revela gratidão por ter superado suas lutas e conseguir ficar sóbrio. "Sou abençoado que, 30 anos bêbado, consegui viver a vida de um ator que trabalha para ser invejado", escreveu ele.
Outro papel importante para o ator veio em 1987, quando interpretou um antagonista em "Máquina Mortífera", estrelado por Mel Gibson e Danny Glover.
Mitchell Ryan nasceu em 11 de janeiro de 1934, em Cincinnati e foi criado em Louisville, Kentucky, por sua mãe, que era escritora, e seu pai, que era vendedor. Ele disse que, quando menino, muitas vezes inventava pessoas que poderia ser um dia e não fazia ideia de que estava "representando um papel, pois tudo era real para mim".
Ele serviu na Marinha dos EUA e depois seguiu o trabalho no teatro. "Não posso contar o número de peças que fiz, mas poderia facilmente passar de cem", escreveu ele.
No prefácio de suas memórias, o homem de maxilar quadrado e cabelo penteado para trás escreveu: "um jovem se tornou ator porque alguém achou que ele tinha o visual certo para um papel".