Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Carlota Portella, um dos grandes nomes da coreografia brasileira, aos 74 anos

A causa da morte não foi divulgada

Morre Carlota Portella, um dos grandes nomes da coreografia brasileira, aos 74 anosMorre Carlota Portella, um dos grandes nomes da coreografia brasileira, aos 74 anos - Foto: TV Globo/Reprodução

A coreógrafa brasileira Carlota Portella, fundadora da escola de dança The Jazz, morreu aos 74 anos. A informação foi confirmada neste sábado, 31, pelo perfil oficial da instituição no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.

"Para sempre em nossos corações", diz o post, que mostra uma foto de Carlota quando mais jovem. Thereza Mascotte, atual diretora da escola, publicou fotos ao lado da coreógrafa e escreveu: "Gratidão pela parceria de mais de 40 anos".

Nome importante da dança no Brasil, Carlota foi a coreógrafa da abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Nascida em 1950 na capital fluminense, ela estudou balé clássico no Brasil e na França. Mais tarde, quando morava em Paris, conheceu o jazz.

Em 1982, fundou a The Jazz, antes chamada de Jazz Carlota Portella. A escola é ainda hoje uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, na Rua Jardim Botânico, zona sul carioca. Teve alunos famosos, incluindo a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que prestou homenagem.

"Acordei neste sábado com a notícia da morte da Carlota Portella Que triste. Por acreditar no que ela pregava, que quem dança é mais feliz, voltei para aulas de dança em 2013. Carlota dedicou sua vida à dança. Formou vários profissionais. Recentemente, resolveu parar para ter um pouco mais de tempo. Meus sentimentos à família, amigos e companheiros da dança", escreveu.

O mais famoso espetáculo de Carlota foi Vacilou Dançou, nome que também batizou sua companhia de dança, fundada em 1981. Ela circulou o Brasil com o grupo até 2006, quando passou a se dedicar mais à atuação como coreógrafa, professora e uma das principais incentivadoras da dança no País

Veja também

Newsletter