Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Ciano Alves, músico do grupo Quinteto Violado

Óbito de Ciano Alves foi confirmado na manhã desta segunda-feira (30), no perfil oficial da banda

Morre o músico do grupo Quinteto Violado, Ciano AlvesMorre o músico do grupo Quinteto Violado, Ciano Alves - Foto: Redes Sociais/Reprodução

Morreu nesta segunda-feira (30), o músico do grupo Quinteto Violado, Ciano Alves.

Flautista do grupo, Luciano Alves, 65, nasceu em Garanhuns, Agreste do Estado, e substitiu o ex-integrante do Quinteto, Zé da Flauta.

No Instagram, o Quinteto Violado fez o comunicado da passagem de Ciano Alves.

"É com triste pesar que informamos a todos sobre o falecimento do nosso irmão Ciano Alves, esse gênio da música, o nosso mago da flauta, ele que deixou um legado de mais de 40 anos de música com o Quinteto Violado", diz a nota.

O velório de Ciano será nesta terça-feira (1º), das 7h às 10h,  no Morada da Paz, em Paulista. Em seguida, ocorrerá o seu sepultamento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Quinteto Violado (@quintetoviolado)

Pesar do Galo da Madrugada
O maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, também emitiu nota em seu Instagram, enfatizando que Ciano "deixa um legado sem tamanho na música pernambucana e nordestina".

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Galo da Madrugada (@galodamadrugada)


"Legado valioso"
Já a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, lamentou a morte de Ciano Alves, ressaltando o seu legado valioso para a música.
 

"A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, lamenta a morte do músico Ciano Alves, flautista por mais de 40 anos do Quinteto Violado.

Como um dos integrantes de um dos mais longevos e tradicionais grupos recifenses, ele deixa um legado valioso de contribuição para o dicionário musical pernambucano. 

Na cidade que até a Unesco declarou ser criativa e musical, artistas como Ciano Alves, que devotam a vida inteira aos palcos, confirmam a força, a riqueza cultural e a história de um povo todo".

Já a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), exaltou o artista, lembrando o quanto a flauta sempre se mostrou presente na família musical de Ciano.

“Uma das bandas mais importantes do nosso país, Quinteto Violado é uma família musical, onde a flauta sempre se mostrou presente graças a Ciano Alves. Foram 4 décadas de dedicação a música nordestina. Meus sentimentos a todos que fazem parte do Quinteto Violado”, disse Isaar, Coordenadora da linguagem de música da Secult.

 

Veja também

Newsletter