Cid Moreira: Amigos, jornalistas e personalidades lamentaram a morte do jornalista
Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia
Leia também
• Falecido aos 97 anos, Cid Moreira comemorou aniversário dias antes e recebeu homenagens
• Cid Moreira: 'Cidão', como era conhecido entre colegas, ganhou documentário; 'Vivi o meu caminho'
• Cid Moreira apresentou Jornal Nacional por 26 anos e 'viralizou' como voz de bordão 'Jabulani'
Morreu nesta quinta-feira o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Nas redes sociais amigos, jornalistas e personalidades lamentaram a morte de Cid.
Lula
Por nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do jornalista Cid Moreira.
"Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos. Jornalista e radialista, Cid Moreira trabalhou em rádios e TVs antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde trabalhou por décadas como seu principal apresentador. O rosto das notícias e do “boa noite” para milhões de brasileiros. De uma voz única, potente, o jornalista também fez muitas locuções, a mais famosa delas nas gravações da Bíblia Sagrada." disse o comunicado.
Lula também expressou os sentimentos aos amigos, familiares e admiradores do primeiro âncora do Jornal Nacional.
William Bonner
Apresentador do Jornal Nacional já dividiu a bancada com Cid Moreira, nos anos 90. Pelo Instagram, Bonner publicou uma foto de luto pela morte do jonralista.
Ana Maria Braga
Apresentadora do Mais Você considerou Cid Moreira como o principal nome do telejornalismo e a maior voz da comunicação do Brasil.
Celso Portiolli
Apresentador do SBT comentou a morte de Cid Moreira nas redes sociais.
Fátima Bernardes
Ex-apresentadora do Jornal Nacional publicou várias fotos de Cid Moreira, se despedindo do 1º âncora do JN.
Francisco José
Jornalista e ex-repórter da TV Globo compartilhou um vídeo que mostra Cid Moreira apresentando o Jornal Nacional, dando uma notícia sobre a Guerra das Malvinas, em 1982, onde Francisco José foi repórter.
Geraldo Luís
Jornalista e apresentador da RedeTV! gravou um vídeo homenageando Cid Moreira.
César Filho
Âncora do SBT Brasil destacou a voz marcante de Cid Moreira.
Milton Neves
"Cala-se a voz do maior ícone do microfone brasileiro". Esta foi a legenda escrita em uma foto publicada pelo jornalista esportivo em homenagem a Cid Moreira.
Vida e carreira
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Ícone do telejornalismo brasileiro, Cid nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).
Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
(Matéria em atualização)