Morre de Covid-19 o cartunista pernambucano Lailson de Holanda
Lailson de Holanda, 68, estava internado com sintomas da Covid-19 desde o último dia 17 de outubro
Morreu, nesta terça-feira (26), no Recife, aos 68 anos, o cartunista e chargista pernambucano Lailson de Holanda. Ele estava internado em um hospital particular e não resistiu a complicações da Covid-19.
Leia também
• Morre de Covid o filósofo Roberto Romano, aos 75 anos
• Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19
• Flaviola, ícone da psicodelia pernambucana, morre de Covid-19
A filha de Lailson, Isabela Holanda, se encarregou de atualizar nas redes sociais, o estado de saúde do pai - internado desde o último dia 17 em decorrência de sintomas do novo coronavírus, chegando inclusive a ser levado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado. “Ele era um homem íntegro, que buscava a justiça, a verdade e a bondade. Lembrarei de cada comentário, de cada sarcasmo e piada “infame”. De cada música e acorde que aprendi. Que Deus guarde meu pai num lugar lindo, cheio de amor e alegria, como ele. Agradeço a todos vocês pelas orações e mensagens de força”, publicou Isabela.
Trajetória na arte
Participou do movimento de quadrinhos e Humor Gráfico de Pernambuco desde 1975, sendo um dos fundadores da página semanal de humor "O Papa-Figo". Chegou a publicar charges diárias, por mais de duas décadas, no Diario de Pernambuco. Mas também teve trabalhos veiculados em veículos de comunicação de outras regiões do Brasil. Lançou livros de humor e quadrinhos, além de participar de exposições individuais e coletivas no exterior e no Brasil.
Cartunista, chargista e quadrinista, ele também se destacou na música, quando nos anos de 1970 junto a Lula Côrtes, impulsionou o movimento da música pernambucana com o disco “Satwa” - com grande repercussão no universo do folk psicodélico.
Jornalista, Lailson também contribuiu com O Pasquim. A versão brasileira da revista MAD e a Revista Bundas, também foram espaços que tiveram trabalhos do cartunista publicados. Premiado em trabalhos diversos, vale destacar a premiação no Salão Internacional do Humor e a que ganhou como curador do HQMix.