Morre Gilbert Gottfried, ator americano de 'O pestinha' e 'Dr. Dolittle'
Personagem do 'Aladim' também era dublado por ele
O ator e comediante americano Gilbert Gottfried, estrela de diversos filmes, como “Dr. Dolittle” e “O pestinha", morreu nesta terça, aos 67 anos, após lutar contra uma de "taquicardia ventricular recorrente devido à distrofia miotônica tipo II", de acordo com Glenn Schwartz, seu amigo de longa data e publicitário, segundo informações da NBC News.
Ele também trabalhava como dublador, tendo a sua voz interpretando o papagaio Iago, do filme “Aladim”, como um dos trabalhos mais icônicos da sua carreira.
— Estamos com o coração partido em anunciar o falecimento do amado Gilbert Gottfried após uma longa doença. Além de ser a voz mais icônica da comédia, Gilbert era um marido, irmão, amigo e pai maravilhoso para seus dois filhos pequenos. Embora hoje seja um dia triste para todos nós, por favor, continuem rindo o mais alto possível em homenagem a Gilbert. Amor, a família Gottfried — dizia o comunicado.
Os trabalhos mais recentes do ator foram "Sharknado 5: Voracidade Global" e "Animal Crackers", ambos em 2017. Gottfried nasceu em 28 de fevereiro de 1955, no Brooklyn, em Nova York, e começou na comédia stand-up com apenas 15 anos de idade.
Leia também
• Advogado palestino morre durante operação militar israelense na Cisjordânia ocupada
• Morre, aos 56 anos, Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda e diretor do BTG
• Quarterback da NFL, de 24 anos, morre atropelado na Flórida
O ator era conhecido por seu humor considerado "ácido" e politicamente incorreto, além da marcante voz estridente, que ajudaram a dar vida a vários personagens animados, como Iago, o papagaio companheiro do Aladin. Gottfried também atuou em filmes como "Double Dragon" e "Um tira da pesada II", além de dublagens em diversas animações da Disney.
Em 2017, foi tema do documentário "Gilbert", que narrava a vida do comediante. Ele também tinha seu próprio podcast, “Gilbert Gottfried's Amazing Colossal Podcast”, que havia postado um novo episódio na última segunda — embora a publicação fosse uma entrevista com Bob Costas, feita em 2015. O ator deixa a esposa, Dara, e dois filhos, Lily e Max.