CINEMA

Morre Hal Holbrook, ator indicado ao Oscar por 'Na Natureza Selvagem', aos 95

Ele também atuou no clássico 'Todos os Homens do Presidente'

Hal HolbrookHal Holbrook - Foto: FX Networks/Divulgação

O ator Hal Holbrook, veterano do teatro que coroou sua carreira com uma indicação ao Oscar por "Na Natureza Selvagem", morreu nesta segunda-feira aos 95 anos.

No filme dirigido por Sean Penn em 2007, ele interpretou Ron Franz, um veterano de guerra na casa dos 80 anos que se oferece para adotar o protagonista Chris McCandless como seu neto depois de se afeiçoar a ele.

Na época, com 83 anos, Holbrook foi o intérprete mais velho a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante –a única nomeação do filme, além de melhor montagem. Acabou perdendo para o Javier Bardem de "Onde os Fracos Não Têm Vez".

Em 1976, ele foi responsável por dar vida àquele que talvez foi o informante mais famoso do cinema, o Garganta Profunda do thriller "Todos os Homens do Presidente".

Holbrook também ficou famoso nos Estados Unidos por interpretar durante décadas o escritor Mark Twain em monólogos na Broadway e em diversas casas de espetáculo ao redor do país–que lhe renderam um prêmio Tony, a maior honraria do teatro americano–, assim como em adaptações televisivas.

O americano nascido em Cleveland, no estado de Ohio, também venceu quatro Emmys por diversos papéis nos anos 1970 e 1980.
Mais recentemente, ele pôde ser visto em participações em séries de prestígio como "Família Soprano" e "Filhos da Anarquia" e em filmes como "Lincoln".

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter