Morre a atriz e bailarina Ivonete Melo, dama do teatro pernambucano
Atriz e bailarina, ela era considerada uma unanimidade entre os trabalhadores do teatro e da cultura de Pernambuco
Morreu, nessa segunda-feira (1°), a atriz e bailarina Ivonete Melo, aos 78 anos. A artista era considerada a "grande dama do teatro pernambucano" pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Pernambuco (SATED-PE), do qual ela era presidente.
Leia também
• Em "Rio Connection", Bruno Gissoni valoriza produção internacional nos streamings
• Tattoo Week terá cursos gratuitos para jovens de favelas do Rio
• Incêndio atinge mercadinho no bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife
A causa da morte ainda não foi divulgada. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentou, por meio de nota oficial, o falecimento da artista. "Lamentamos a morte de Ivonete Melo, bailarina, ícone das artes cênicas pernambucanas e militante incansável da arte como meio de vida promissor e mercado de trabalho pleno em oportunidades e dignidades".
"Para além de todos os grandes personagens que vestiu e imortalizou em cima dos palcos, foi como presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (SATED) que desempenhou um dos mais importantes papéis de sua longa e profícua carreira", diz a nota.
Ivonete era considerada uma unanimidade entre os trabalhadores do teatro e da cultura de Pernambuco. "Que o amor e a dedicação de Ivonete, alguém que esteve na linha de frente em defesa das artes e dos artistas, sejam um legado mobilizador. Sua vida, tanto atuando quanto liderando o segmento, é prova de que talento e vocação, na cultura, fazem a diferença nas vidas de muita gente. Ivonete presente!”, afirmou o secretário Ricardo Mello.
A Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe) também lamentou, por meio de nota oficial, o falecimento da artista. “Ivonete era uma unanimidade entre os fazedores de cultura do nosso estado. Sua história se confunde com a história das artes cênicas de Pernambuco. Seu talento e vocação como líder e mobilizadora marcaram a vida de muitas pessoas e jamais serão esquecidos”, comentou Cacau de Paula, Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais do SATED-PE, o velório está marcado para esta terça-feira (2), das 10h às 15h, no Hall do Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Logo depois, das 16h às 17h, está marcada a cerimônia de sepultamento na Morada da Paz, em Paulista. Ambos momentos são abertos ao público para quem quiser se despedir da artista.