Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Ney Latorraca, aos 80 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar

Ator também foi diagnosticado com câncer de próstata e enfrentava uma metástase

Ney LatorracaNey Latorraca - Foto: TV Globo/Juliana Coutinho

O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul da cidade, devido o agravamento de um câncer de próstata e morreu de uma sepse pulmonar.

Ele ficou conhecido por papéis marcantes e se destacou como Vlad, na novela 'Vamp' e 'Barbosa, em 'TV Pirata'. Nasceu em Santos (SP) em 25 de julho de 1944 e era filho de artistas. Seu pai, Alfredo, era cantor e crooner de boates, e a mãe, Tomaza, corista.

 

Quando jovem, criou a banda Eldorado com amigos da escola onde se formou, o Instituto de Educação Canadá. Ele estreou no teatro em 1964, aos 19 anos, em uma peça de escola chamada "Pluft, o fantasminha".

Pouco depois, já em São Paulo, Ney Latorraca integrou o elenco da peça "Reportagem de um Tempo Mau", dirigida por Plínio Marcos no Teatro Arena. No entanto, o espetáculo foi censurado pelo governo militar antes mesmo de estrear, e alguns dos atores chegaram a ser presos.

Depois disso, retornou a Santos e ingressou na Escola de Arte Dramática, onde participou de produções locais e, em 1969, fez sua estreia na televisão, em "Super Plá", da TV Tupi, e no cinema, com o filme "Audácia, a Fúria dos Trópicos".

Logo depois, trabalhou na TV Cultura e na TV Record, até estrear na Rede Globo em 1975, na novela "Escalada", de Lauro César Muniz, contracenando com nomes como Tarcísio Meira e Susana Vieira.

Ney ficou especialmente conhecida por seu trabalho em novelas e séries de grande sucesso, como "Vamp" (1991), quando interpretou o icônico Conde Vladimir Polanski, um vampiro que se tornou um marco na cultura pop brasileira. Também fez "TV Pirata" (1988-1992), um programa humorístico revolucionário da Rede Globo e "Que Rei Sou Eu?" (1989), como Ravengar, um dos vilões mais memoráveis da teledramaturgia.

Veja também

Ryan Reynolds faz primeira postagem após queixa de Blake Lively contra Justin Baldoni
REDE SOCIAL

Ryan Reynolds faz primeira postagem após queixa de Blake Lively contra Justin Baldoni

O que fazer no último fim de semana do ano no Recife? Tem pré-réveillon no Paço e batucada em Olinda
AGENDA CULTURAL

O que fazer no último fim de semana do ano no Recife? Tem pré-réveillon no Paço e batucada em Olinda

Newsletter