Morre o ator francês Jean-Louis Trintignant aos 91 anos
Trintignant teve um de seus últimos papéis de destaque em Amor, de Michael Haneke, vencendor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro
O ator francês Jean-Louis Trintignant morreu nesta sexta-feira aos 91 anos. Segundo sua mulher, Mariane Hoepfner Trintignant, o ator morreu "pacificamente, de velhice, esta manhã em casa no Gard, cercado por seus entes queridos", de acordo com o jornal francês Le Monde.
Entre os últimos papéis de Trintignant esteve o de protagonista do filme Amor, do austríaco Michael Haneke, em que contracenava com outra estrela do cinema francês, Emmanuelle Riva, falecida em 2017. O filme levou a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Leia também
• Jurado conta por que Amber Heard perdeu processo para Johnny Depp: "Lágrimas de crocodilo"
• "Entre as Ondas" é o novo livro de poesias de Ângelo Monteiro, que chega aos 80 anos
• Escritor israelense Avraham Yehoshua morre aos 85 anos
Ao longo de seus 60 anos de carreira Trintignant foi dirigido por grande nomes do cinema europeu. Esteve em como Um Homem , Uma Mulher, de Claude Lelouch, e O Conformista, do italiano Bernardo Bertolucci.
O francês também trabalhou em filmes de outros cineastas importantes da segunda metade do século XX, como Eric Rohmer, Costa-Gravas, Etore Scola, Sergio Corbucci e Krzysztof Kieslowski.