Morre o diretor Wolfgang Petersen, aos 81 anos
A carreira do diretor inclui filmes como "O Barco" (1981); "Mar em Fúria" (2000) e "Tróia" (2004)
Morreu o diretor alemão Wolfgang Petersen, aos 81 anos. A notícia foi confirmada pela família nesta terça-feira (16). Petersen faleceu na sexta-feira (12) na casa dele, em Brentwood, Los Angeles, por complicações de um câncer no pâncreas.
Ele estava acompanhado da mulher Maria Antonieta, com quem foi casado por 50 anos. A carreira do diretor inclui filmes como "O Barco" (1981); "Mar em Fúria" (2000) , onde dirigiu George Clooney e "Tróia" (2004) com Brad Pitt.
Leia também
• Autópsia em segredo e 12 mil remédios: mistérios em torno da morte de Elvis
• Anne Heche tem morte cerebral e terá aparelhos desligados nas próximas horas
Nascido em 1941, na cidade de Emden, Alemanha, Petersen obteve seu primeiro grande sucesso com um thriller sobre um submarino da Segunda Guerra Mundial que obteve duas indicações ao Oscar em 1983, incluindo a de melhor diretor. No ano seguinte, realizou seu primeiro filme em inglês, o longa de fantasia infantil "A História sem Fim".
Na década de 1990, Petersen passou a fazer filmes de ação e de catástrofes em Hollywood. Glenn Close, que atuou em Força Aérea Um, disse em comunicado à AFP que ter sido dirigida pelo alemão "continua sendo uma recordação especial. Embora o roteiro fosse emocionante e incrivelmente intenso, lembro de muitas risadas. Minhas memórias são de um homem cheio de alegria de viver, que fazia o que mais gostava."