Morre o estilista Kansai Yamamoto, que definiu o estilo de David Bowie
No começo deste ano, o estilista revelou que havia sido diagnosticado com leucemia mielóide aguda
Morreu na última terça-feira (21), aos 76 anos, o estilista japonês Kansai Yamamoto. O anúncio foi feito nas redes sociais dele nesta segunda-feira (27).
Natural de Yokohama, Yamamoto era conhecido pelas coleções vanguardistas e por ter criado os visuais futuristas que definiram o estilo pelo qual o cantor David Bowie (1947-2016) é mais lembrado.
São inspirados na obra do estilista japonês os macacões coloridos usados pelo cantor no programa de TV britânico "Top of the Pops" e na capa do álbum "Ziggy Stardust". Ele também criou os figurinos da turnê "Aladdin Sane", de 1973.
Leia também
• Olivia de Havilland, protagonista de 'E o vento levou', morre aos 104 anos
• Aos 91 anos, morre no Recife a artista plástica Tereza Costa Rêgo
• Regis Philbin, apresentador que bateu recorde de horas no ar, morre aos 88
Segundo o jornal Japan Times, Yamamoto foi o primeiro designer japonês a organizar um desfile de moda em Londres, em 1971. Ele participou das semanas de moda de Tóquio, Nova York e Paris entre 1974 e 1992 e, além de Bowie, vestiu artistas como Elton John e Stevie Wonder.
No começo deste ano, o estilista revelou que havia sido diagnosticado com leucemia mielóide aguda. O funeral foi realizado apenas com a presença de familiares próximos. A filha dele, Mirai, disse nas redes sociais que o pai "deixou este mundo em paz, cercado de entes queridos".
Já o texto divulgado por seu escritório agradece aos admiradores do estilista por apoiá-lo ao longo dos anos. "Enquanto lutava contra sua doença, ele permaneceu sempre positivo, nunca perdeu sua paixão pela criação e estava fortemente determinado a se recuperar e voltar com energia totalmente carregada para vê-lo novamente", informa o comunicado.