Morre Rafael Garcia, maestro e idealizador do Festival Virtuosi
Rafael Garcia, 77 anos. morreu em decorrência de um câncer, nesta terça-feira (12)
Rafael Garcia, um dos maiores expoentes da música clássica s instrumental do País, morreu nessa terça-feira (12) aos 77 anos, no Recife, em decorrência de um câncer. Violonista, professor e maestro, Garcia era chileno radicado em Pernambuco e foi um dos idealizadores do Festival Virtuosi ao lado da pianista e esposa, a pernambucanaAna Lúcia Altino - com quem era casado há mais de 50 anos.
Junto a Ana Lúcia Altino, Rafael disseminou concertos e levou a música clássica a uma popularização até então não vivenciada no Estado, inclusive descentralizando o Virtuosi que passou a ser realizado também em cidades do interior pernambucano, a exemplo de Gravatá e Belo Jardim.
Leia também
• Orquestra Criança Cidadã: concerto encerra série de apresentações virtuais
• Festival Virtuosi estreia em versão digital
• Rafael Garcia e Ana Lúciia Altino brindam Bodas de Ouro
Outras cidades do País também receberam o Festival, que ganhou repercussão internacional e foi destaque em espaços na Argentina e no Uruguai.
Neste 2021 o Festival Virtuosi fez sua estreia em versão digital, em face da pandemia da Covid-19. Entre os últimos dias 16 e 28 de março, a XXIII edição do evento extrapolou fronteiras e levou concertos, palestras e masterclasses, com programação gratuita.
Rafael Garcia deixa a esposa Ana Lúcia Altino, e seis filhos: Ricardo, Marcelo, Grácio, Leonardo, Rafael e Ana Garcia. Ele morreu no Recife, onde estava internado em um hospital da cidade havia pelo menos três semanas.
O velório está marcado para esta quinta-feira (14), na Capela do Cemitério de Santo Amaro, na região central da capital pernambucana, e o enterro para o dia seguinte, às 11h.
Nota de Pesar
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) emitiram nota de pesar pelo falecimento do maestro Rafael Garcia.
Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, ressaltou que a Fundação “perdeu um grande parceiro”. Veja nota na íntegra:
"A Fundarpe perdeu um grande parceiro, ele era responsável por algumas ações de música de câmara, com destaque para a programação da Catedral de Santo Antônio, no Festival de Inverno de Garanhuns. Ele foi um músico e produtor muito importante para esse segmento artístico porque buscou trazer para Pernambuco os melhores profissionais para excursionar, para fazer intercâmbio com músicos daqui.
O Festival Virtuosi aproximou a música erudita da população, promovendo espetáculos e apresentações ao ar livre, de graça, em espaços públicos. Lamento muito a notícia do falecimento do maestro Garcia e deixo meu abraço acolhedor a toda família, em especial à viúva, Ana Lúcia, e a sua filha, Ana Garcia".
Já o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, assinou nota que dizia:
"O maestro Garcia foi um incansável fazedor de cultura e seu Festival Virtuosi deixou um grande legado para a música de câmara do Estado e do País. Estamos todos consternados com sua partida"