LUTO

Morre Steve Harwell, ex-líder da banda Smash Mouth, aos 56 anos

A morte foi atribuída a complicações resultantes de uma doença hepática

Steve HarwellSteve Harwell - Foto: Reprodução/ Youtube

Steve Harwell, fundador e ex-líder da banda americana Smash Mouth, mundialmente conhecida por seus hits "All Star" e "Walkin' on the Sun", morreu aos 56 anos por causa de uma doença, informou o agente do grupo nesta segunda-feira (4).

O cantor, que deixou a banda em 2021 por razões de saúde, morreu em sua casa em Boise (Idaho, norte) "rodeado por sua família e amigos", informou, em nota, o representante da Smash Mouth, Robert Hayes, à revista Rolling Stone.

Nascido em 1967, Harwell fundou a Smash Mouth na Califórnia em 1994 com Kevin Coleman na bateria, Greg Camp na guitarra e Paul De Lisle no baixo. Segundo especialistas em música, a banda, que segue existindo, ainda mantém sua mistura de pop, rock, ska e punk.

A Smash Mouth alcançou a fama mundial em 1997 com o álbum "Fush Yu Mang" e o sucesso "Walkin' on the Sun", que, segundo declarações de Harwell à Rolling Stone em 2019 "mudou a música e a forma como as pessoas ouvem música", graças ao "som que criamos e "ninguém pôde copiar".

Em 1999, a banda emplacou mais um sucesso com "All Star", indicado ao Grammy, que também apareceu na trilha sonora do sucesso de bilheteria "Shrek".

De acordo com o The New York Times, "All Star", que foi adaptada muitas vezes ao longo de quase 25 anos, foi reproduzida quase um bilhão de vezes no Spotify.

Harwell abandonou a banda em outubro de 2021 após um show no estado de Nova York no qual, entre outras coisas, insultou o público.

Com Harwell, a Smash Mouth vendeu dez milhões de discos em todo mundo, segundo o comunicado do agente.

Veja também

Brasiliense Tatiana Nascimento vence primeira edição do Prêmio Pallas de Literatura
LITERATURA

Brasiliense Tatiana Nascimento vence primeira edição do Prêmio Pallas de Literatura

''Tudo Tão Certo'': primeiro álbum solo de Ale Sater é um retrato da modernidade líquida
MÚSICA

''Tudo Tão Certo'': primeiro álbum solo de Ale Sater é um retrato da modernidade líquida

Newsletter