Morre Victor Moreira, figurinista e cenógrafo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Estilista morreu aos 86 anos, por complicações da Covid-19, nesta terça-feira
A moda e o teatro em Pernambuco perderam o estilista Victor Moreira, que morreu nesta terça-feira (19), aos 86 anos, em consequência da Covid-19. O artista era o responsável pelo figurino e pela cenografia da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém há mais de seis décadas. A cerimônia de cremação será na manhã desta quarta-feira (20).
Referência na sociedade pernambucana entre as décadas de 1950 e 1960, Victor marcou época ao apresentar programas na TV, onde dava dicas de moda e entrevistava celebridades.
Também atuou no jornalismo impresso especializado, chegando a cobrir eventos internacionais como correspondente.
Leia também
• Morre o mágico Siegfried Fischbacher, da dupla Siegfried & Roy
• Morre, aos 36 anos, o jornalista pernambucano Raphael Acioli
• Morre o cineasta britânico Michael Apted
O vínculo de Victor com Nova Jerusalém começou com o surgimento do espetáculo, em 1954. "A gente não tinha nada. Eu fazia as coroas dos nobres com lata de doce e alumínio de embalagem de bolacha. Os enfeites eram feitos com grampo de papel e muitos detalhes das roupas dos soldados romanos foram produzidos como puxadores de gaveta", revelou o artista em entrevista à Folha de Pernambuco em 2018. Na ocasião, ele aguardava o lançamento de sua biografia editada pela Cepe.
Presente desde a primeira encenação da obra, o artista participou da criação dos projetos arquitetônicos dos cenários monumentais da cidade-teatro. Apesar da idade avançada, ele continuava atuante no projeto, prestando consultoria à estilista Marina Pacheco.
“Todos nós, que fazemos parte da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, temos a responsabilidade de manter vivo o legado de um grande apaixonado pelas artes”, declarou Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, em comunicado oficial sobre o falecimento do artista.