Morre Vivienne Westwood, estilista pioneira da moda punk, aos 81 anos
Ícone da moda britânica faleceu em Clapham, Sul de Londres
A estilista britânica Vivienne Westwood faleceu, aos 81 anos, nesta quinta-feira (29). Em um comunicado no Twitter, sua marca disse que ela morreu "pacificamente e cercada" por sua família em Clapham, no sul de Londres.
Westwood fez seu nome com seus controversos estilos punk e new wave na década de 1970 e passou a vestir alguns dos maiores nomes da moda. Seu marido e parceiro criativo, Andreas Kronthaler, disse: "Continuarei com Vivienne em meu coração. Trabalhamos até o fim e ela me deu muitas coisas com o que seguir em frente".
Westwood ganhou destaque no cenário da moda na década de 1970, com seus designs andróginos, camisetas com slogans e atitude irreverente em relação ao que já era pré-estabelecido. Ela era conhecida como uma ativista convicta e trouxe para a passarela causas com as quais se importava, como a mudança climática. A estilista foi nomeada Dama por serviços prestados à moda em 2006.
Leia também
• Courtney Love diz que perdeu papel em 'Clube da luta' depois de rejeitar proposta de Brad Pitt
• Futebol de luto: Pelé morre aos 82 anos, em São Paulo; ex-jogador lutava contra um câncer de cólon
• Neto de Bob Marley, o cantor 'Jo Mersa' Marley, morre aos 31 anos
Westwood, nascida em Derbyshire, trabalhou como professora primária antes de abrir a loja de roupas Let It Rock na King's Road, em Chelsea, com seu então parceiro Malcolm McLaren no início dos anos 1970. O negócio foi posteriormente renomeado para Sex e, no final de 1975, a McLaren começou a administrar uma banda de punk rock que se tornou frequentadora da loja — os Sex Pistols. Eles alcançaram a fama usando os designs de Westwood e McLaren.
Nas redes sociais, celebridades prestaram homenagens à designer. O apresentador de TV Jonathan Ross twittou: "Descanse em paz a grande Vivienne Westwood. Única. Brilhante. Intransigente. Obrigado, Viv."
A co-líder do Partido Verde, Caroline Lucas, disse: "Uma lenda, uma grande inspiração, brilhantemente criativa e sempre uma ativista comprometida com as pessoas e o planeta - meus pensamentos estão com sua família e amigos - RIP."
A secretária de Cultura, Michelle Donelan, escreveu no Twitter: "Um dia triste, Vivienne Westwood foi e continuará sendo uma figura imponente na moda britânica. Seu estilo punk reescreveu o livro de regras na década de 1970 e foi amplamente admirado por como ela permaneceu fiel a seus próprios valores ao longo de sua vida."