Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Vivienne Westwood, estilista pioneira da moda punk, aos 81 anos

Ícone da moda britânica faleceu em Clapham, Sul de Londres

Vivienne Westwood, estilista britânicaVivienne Westwood, estilista britânica - Foto: Giuseppe Cacace/ AFP

A estilista britânica Vivienne Westwood faleceu, aos 81 anos, nesta quinta-feira (29). Em um comunicado no Twitter, sua marca disse que ela morreu "pacificamente e cercada" por sua família em Clapham, no sul de Londres.

Westwood fez seu nome com seus controversos estilos punk e new wave na década de 1970 e passou a vestir alguns dos maiores nomes da moda. Seu marido e parceiro criativo, Andreas Kronthaler, disse: "Continuarei com Vivienne em meu coração. Trabalhamos até o fim e ela me deu muitas coisas com o que seguir em frente".

Westwood ganhou destaque no cenário da moda na década de 1970, com seus designs andróginos, camisetas com slogans e atitude irreverente em relação ao que já era pré-estabelecido. Ela era conhecida como uma ativista convicta e trouxe para a passarela causas com as quais se importava, como a mudança climática. A estilista foi nomeada Dama por serviços prestados à moda em 2006.

Westwood, nascida em Derbyshire, trabalhou como professora primária antes de abrir a loja de roupas Let It Rock na King's Road, em Chelsea, com seu então parceiro Malcolm McLaren no início dos anos 1970. O negócio foi posteriormente renomeado para Sex e, no final de 1975, a McLaren começou a administrar uma banda de punk rock que se tornou frequentadora da loja — os Sex Pistols. Eles alcançaram a fama usando os designs de Westwood e McLaren.

Nas redes sociais, celebridades prestaram homenagens à designer. O apresentador de TV Jonathan Ross twittou: "Descanse em paz a grande Vivienne Westwood. Única. Brilhante. Intransigente. Obrigado, Viv."

A co-líder do Partido Verde, Caroline Lucas, disse: "Uma lenda, uma grande inspiração, brilhantemente criativa e sempre uma ativista comprometida com as pessoas e o planeta - meus pensamentos estão com sua família e amigos - RIP."

A secretária de Cultura, Michelle Donelan, escreveu no Twitter: "Um dia triste, Vivienne Westwood foi e continuará sendo uma figura imponente na moda britânica. Seu estilo punk reescreveu o livro de regras na década de 1970 e foi amplamente admirado por como ela permaneceu fiel a seus próprios valores ao longo de sua vida."

Veja também

Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 14 a 20 de novembro; confira
CINEMA

Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 14 a 20 de novembro; confira

Grammy Latino 2024: confira os brasileiros indicados à premiação, que acontece nesta quinta (14)
GRAMMY LATINO

Grammy Latino 2024: confira os brasileiros indicados à premiação, que acontece nesta quinta (14)

Newsletter