Morre Wilko Johnson, músico e ator de "Game of thrones"
Consagrado como uma das principais influências no movimento punk, artista enfrentava um câncer terminal há cerca de dez anos
Morreu, na manhã desta quarta-feira (23), o ator e músico Wilko Johnson, que consagrou um estilo único de tocar guitarra, tornando-se uma das principais influências no movimento punk, na Inglaterra. O artista — que ganhou fama nos anos 1970, ao lado da banda de pub-rock Dr Feelgood — integrou, mais recentemente, o elenco da série de TV "Game of Thrones", em que interpretou o silencioso carrasco Ilyn Payne.
Há dez anos, pouco depois de ser lançada a segunda temporada de "Game of Thrones", da qual participou — ele também está presente na primeira temporada —, Johnson foi diagnosticado com câncer no pâncreas em estado terminal. À época, ele optou por não se submeter à quimioterapia.
Leia também
• Erasmo Carlos, cantor e compositor: "Sou o que pude e o que tentei ser plenitude"
• Morre o cantor e compositor Erasmo Carlos, aos 81 anos de idade, no Rio de Janeiro; acompanhe a cobertura
A forma pública como ele lidou com a "sentença de morte", como dizia, fez com que o guitarrista fosse mais amado do que nunca. Seus shows de despedida em Londres, em 2014, ficaram entre os grandes momentos da história do rock. Mas então, de forma ainda mais surpreendente, o diagnóstico de seu câncer raro, quase intratável, mudou. Ele venceu as probabilidades e sobreviveu a uma operação com 85% de risco de morte.
"Lidar com a doença me deixou bem fatalista", lembrou, numa entrevista à época. "Havia alguma apreensão, imagino. Na noite anterior eu fui ao hospital e estávamos assistindo 'Gravidade', um filme sobre alguém desesperadamente perdido, sem possibilidade de ajuda, e aquilo me atingiu fundo. Quase disse, 'olha, podemos ver outra coisa?'", disse.