Logo Folha de Pernambuco

luto

Morre Zeca da Cuíca, um dos fundadores do Originais do Samba

A escola de samba Estácio de Sá, onde ele atuou por anos, confirmou a notícia, sem citar a causa nem a data exata da morte

Zeca da Cuíca, um dos fundadores do Originais do SambaZeca da Cuíca, um dos fundadores do Originais do Samba - Foto: Reprodução

José de Oliveira, mais conhecido como Zeca da Cuíca, morreu no fim desta semana. A escola de samba Estácio de Sá, onde ele atuou por anos, confirmou a notícia, sem citar a causa nem a data exata da morte.

Zeca ficou conhecido também como um dos fundadores do grupo Originais do Samba, nos anos 1960, que contava com o humorista Mussum entre os membros.

A Estácio postou no Instagram lamentando o falecimento de Zeca, definindo-o como um dos grandes baluartes da escola e dizendo que ele "jamais abandonou suas raízes".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A família estaciana está de luto. O G.R.E.S. Estácio de Sá lamenta profundamente informar o falecimento de Zeca Cuíca, um dos grandes baluartes de nossa agremiação. Chegou ao morro de São Carlos aos 3 anos de idade e lá viveu por toda sua vida. Ganhou sua primeira cuíca de Djalma Sabiá, amigo de longa data e fundador da co-irmã Acadêmicos do Salgueiro. Se destacou como ritmista da Unidos de São Carlos com sua eterna companheira: a cuíca. Na década de 60, ajudou a criar o grupo Originais do Samba. Tocou com Marisa Monte, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho, entre outros grandes nomes da música brasileira. Jamais abandonou suas raizes e sua escola de coração! Siga em paz, Zeca! O som da sua cuíca será sempre imortal para os estacianos e para todo o mundo do samba! O velório será em nossa quadra, na Avenida Salvador de Sá, 206. A partir das 09h. Apenas será permitida a entrada de pessoas usando máscara. O sepultamento ocorrerá no cemitério do Catumbi, às 13h. #GresEstácioDeSá #BerçoDoSamba

Uma publicação compartilhada por G.R.E.S. Estácio de Sá (@gresestacio) em 4 de Set, 2020 às 3:20 PDT

Além de ter atuado no Carnaval, Zeca tocou com Marisa Monte, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho, entre outros.

A Estácio também informou que o velório aconteceu neste sábado (5), na quadra da agremiação, na Avenida Salvador de Sá, no bairro de Cidade Nova, no Rio de Janeiro, a partir das 9h. O uso de máscara é obrigatório.

O sepultamento aconteceu no cemitério do Catumbi, também no Rio, às 13h.

Veja também

Gkay diz que perdeu mala com itens de luxo, incluindo bolsa de R$ 15 mil
FAMOSOS

Gkay diz que perdeu mala com itens de luxo, incluindo bolsa de R$ 15 mil

'É Assim Que Acaba': o que diz Colleen Hoover sobre a disputa entre os protagonistas?
CINEMA

'É Assim Que Acaba': o que diz Colleen Hoover sobre a disputa entre os protagonistas?

Newsletter