Logo Folha de Pernambuco

Luto

Morte de Paulo Gustavo ocorre no aniversário de 15 anos de 'Minha Mãe É uma Peça'

Espetáculo entrava em cartaz em 4 de maio, no ano de 2006, no Teatro Cândido Mendes, Rio de Janeiro

Espetáculo teve sua estreia no Rio de Janeiro, há 15 anosEspetáculo teve sua estreia no Rio de Janeiro, há 15 anos - Foto: Reprodução/Instagram

Há 15 anos estreava, no Rio de Janeiro, o espetáculo "Minha Mãe É Uma Peça", sob direção de João Fonseca, estrelando o ator Paulo Gustavo, que faleceu nesta terça-feira (4), por complicações em decorrência da Covid-19.

O espetáculo entrava em cartaz também em 4 de maio, no ano de 2006, no Teatro Cândido Mendes, um estabelecimento de 120 lugares, localizado em Ipanema, na Zona Sul. Naquele dia, o público pôde conhecer Dona Hermínia.

"Uma mulher de meia idade aposentada e divorciada, cuja maior preocupação é justamente buscar algo com o que se preocupar", como dizia a sinopse da peça, que foi publicada na revista Rio Show, do jornal O Globo. O comediante se inspirou em sua mãe, Déa Lúcia Amaral, para criar a personagem da peça que ele decidiu montar sozinho.
 



Contando com poucos recursos e apenas três mil reais que o ator conseguiu com ajuda da família, Paulo Gustavo estava convicto que a história tocaria muita gente.

"Em pouco tempo o espetáculo se torna burburinho na cena carioca, o boca a boca se ocupa da divulgação e as sessões vão se esgotando com uma antecedência cada vez maior", diz nota publicada em seu site oficial.

"Sessões extras passam a ser uma constante, já fazendo parte da agenda do teatro, até que chega o momento em que o Cândido Mendes, tão acolhedor e berço de tantos espetáculos de sucesso, fica pequeno para o espetáculo", completa.

Então a carreira de Paulo Gustavo começou a decolar. Em janeiro de 2007, o espetáculo foi para o Teatro Leblon, contando agora com 480 lugares e ingresso a R$ 50. As sessões continuaram lotadas e nos quatro anos seguintes, mais de 500 mil pessoas assistiram ao monólogo.

Em 2011, o humorista estreou no canal Multishow com o programa 220 Volts, que teve cinco temporadas, em que ele interpretava diversos personagens em vídeos curtos. Ele também esteve no elenco de séries como "Vai que Cola" (2013) e "A Vila".

No ano de 2013 o primeiro filme da sequência "Minha Mãe É Uma Peça" chegou às telas dos cinemas, e anos depois a franquia se tornou a mais bem sucedida da história do cinema brasileiro. O terceiro longa ostenta atualmente o título de maior bilheteria de filme nacional de todos os tempos, com uma renda bruta de R$ 143,9 milhões.

Veja também

Numanice: o samba de Ludmilla
Entrevista

Numanice: o samba de Ludmilla; cantora faz show este sábado (23) no Centro de Convenções

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Newsletter