Logo Folha de Pernambuco

AUDIOVISUAL

Mostra Camará de Cinema Ambiental leva filmes sobre meio ambiente e clima para Camaragibe

Programação gratuita ocorre desta sexta-feira (27) até o domingo (29), no Cine Teatro Bianor Mendonça e no Parque Municipal Aldeia Camarás

Filme "Curupira", de Humberto AvelarFilme "Curupira", de Humberto Avelar - Foto: Divulgação

Desta sexta-feira (27) até o domingo (29), ocorre a primeira edição da Mostra Camará de Cinema Ambiental, em Camaragibe. Com entrada gratuita, a programação reúne filmes nacionais e internacionais que exploram temas climáticos e ambientais de diferentes épocas.

As exibições serão divididas em categorias para públicos infantil, infantojuvenil e adulto. O evento é idealizado pelo produtor Luiz Carvalho Gallego, que assina a curadoria da mostra. 

A Sessão Mundo traz produções internacionais, como espanhol “Treasure” (2023), de Anatael Pérez, que aborda a coexistência entre robôs e a natureza em um futuro distópico, e “Vermelho e Prata” (Noruega, 2017), de Margaret Emdal, uma animação sobre amizade entre passarinhos de diferentes habitats.
 

Na Sessão Brasil, destaque para as produções cariocas “Plantae “ (2017), de Guilherme Gehr, que faz uma reflexão sobre o desmatamento na Amazônia, e “Curupira” (2003), de Humberto Avelar, que revisita a lenda brasileira indígena protetora das florestas. 

Também está na programação o documentário pernambucano “Arena” (2017), do diretor Carlos Kamara. O filme retrata o drama das famílias que, às vésperas da Copa do Mundo de 2014, foram forçadas a abandonar suas casas para dar lugar a uma avenida que conectaria Camaragibe à Arena de Pernambuco.

As exibições da Mostra Camará de Cinema Ambiental serão realizadas em dois lugares. Na sexta e no sábado, a partir das 19h, ocupam o Cine Teatro Bianor Mendonça. Já no domingo, as sessões começam às 18h, no Parque Municipal Aldeia Camarás.

Veja também

Mordida duas vezes, arte de "banana colada com fita adesiva" é vendida por R$ 35 milhões em leilão
Arte

Mordida duas vezes, arte de "banana colada com fita adesiva" é vendida por R$ 35 milhões em leilão

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência
streaming

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência

Newsletter