Mostra de coco e forró de rabeca leva a cultura de Pernambuco para a França
O “Coco de Seu Mané” e o “Forró de Rabeca os Tabajaras”, dois grupos olindenses, são algumas das atrações da programação
No próximo sábado (14), dois gêneros musicais marcantes e típicos do Nordeste fazem conexão e aportam na França com a I Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França, um projeto que visa levar a cultura pernambucana para o país europeu através de apresentações bilíngues em formato virtual, a live artística ocorre das 16h às 17h30 (horário local).
Neste sábado, a festa será transmitida diretamente do Estúdio 1, em Jardim Atlântico, sob o comando dos grupos olindenses “Coco de Seu Mané”, “Coco da Mata” e “Ciranda Terno da Mata”. Tudo através dos canais da produtora Terno da Mata e do artista Mestre Ulisses, no Youtube, contando ainda com depoimentos de artistas de Pernambuco e da França.
As transmissões contam com toda uma estrutura de cenografia, quatro câmeras, mesa de cortes e equipamento de transmissão. Ainda dentro da programação da Mostra, no dia 28 de novembro haverá apresentações ao vivo dos grupos “Coco de Seu Mané”, “Forró de Rabeca os Tabajaras” e “Mestre Arruda”, e, no dia 5 de dezembro, um workshop virtual sobre os instrumentos do “Coco de Seu Mané” e do “Forró de Rabeca Os Tabajaras”.
Leia também
• Duque de Arake estreia single comemorativo de 18 anos de banda
• Espetáculo “As Desventuras do Capitão Rabeca” tem sessão online neste domingo
• Caboclinhos e afoxé no Carnaval da Casa da Rabeca
Originalmente, a proposta do evento era realizar apresentações dos grupos pernambucanos em locais de destaque da cena cultural francesa, mas com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus precisaram adaptar o formato para que o projeto fosse cumprindo e respeitasse as normas de segurança.
O produtor cultural Sérgio Melo, da Terno da Mata, ressalta que houveram benefícios também e reforça que o formato virtual do evento fez com que a rede de apoio de artistas pernambucanos na Europa aumentasse, ganhando força e ainda mais repercussão. Assim, além de ser exibido em instituições francesas, países como Inglaterra, Itália e Portugal também entrarão no circuito.
Entre os parceiros internacionais da mostra, estão os franceses da Jazzbox Radio International e a Capoeira Viola, instituição fundada em 1993, sendo considerada a primeira associação de capoeira em Paris. De acordo com Sérgio Melo, organizador da Mostra, o projeto surge para expandir as artes locais. “A ideia é essa, levar a cultura de Pernambuco, com seu coco de roda e forró de rabeca, para o mundo. Estamos falando de Europa, mas até nos Estados Unidos está havendo um movimento nesse sentido. Isso abre caminhos, valoriza nossas tradições e artistas.
Toda a programação da Mostra foi pensada para conectar a ancestralidade e tradições culturais pernambucanas à musicalidade da rabeca, instrumento que ainda ecoa no imaginário musical europeu desde a era medieval”, disse.
O projeto é uma realização da Terno da Mata e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo Cultural (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.
Serviço I Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França
Abertura: Sábado, 24 de outubro
Demais dias: 14 e 28 de novembro e 5 de dezembro
Horário: Das 16h às 17h30 (horário local)
Transmissão: canais Terno da Mata e Mestre Ulisses
Programação
Sábado, 14 de novembro
Coco de Seu Mané
Coco da Mata
Ciranda Terno da Mata
Sábado, 28 de novembro
Coco de Seu Mané
Forró de Rabeca os Tabajaras
Mestre Arruda
Sábado, 5 de dezembro
Workshop com instrumentos do Coco de Seu Mané e Forró de Rabeca Os Tabajaras