Mostra homenageia carreira do cineasta Joel Zito Araújo
Programação exibe nove filmes do diretor mineiro de forma online
O cineasta mineiro Joel Zito Araújo ganha uma mostra com nove de seus filmes, realizados entre 1987 e 1997. A Mostra Joel Zito Araújo - Uma Década em Vídeo será exibida desta quinta-feira (22) até 1º de agosto, no site criado especialmente para o projeto, além de ser retransmitida paralelamente pela TV dos Trabalhadores (TVT).
São trabalhos raros e de difícil acesso, como “São Paulo Abraça Mandela” (1991), que retrata o encontro do líder sul-africano com os movimentos negros paulistas, e “A Exceção e a Regra” (1997), que documenta a primeira vitória jurídica na história do país de um caso de demissão por racismo.
Os filmes ficarão disponíveis por 10 dias no site. Junto com eles, será lançado um catálogo, em formato de e-book. O material será composto por uma entrevista com Joel Zito, diálogos com parceiros de trabalho, como o advogado Hédio Silva Júnior e o diretor de fotografia Luiz Miyasaka, além de reflexões transversais sobre as obras, documentos e referências bibliográficas visando ampliar o conhecimento sobre a cinematografia abordada, fichas técnicas e fotografias de cada filme.
Leia também
• Filmes pernambucanos são selecionados para a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema
• "A Botija, O Beato e A Besta-Fera": filme caruaruense ganha exibição no México
• João Côrtes estreia como diretor com o filme 'Nas mãos de quem me leva'
Serão transmitidos em tempo real ainda três debates com autores e autoras dos textos do catálogo, como Bernardo Oliveira, Dácia Ibiapina, Débora Olimpio, Edileuza Souza, Ewerton Belico, Fabio Rodrigues, João Carlos Nogueira, Nicole Batista, Paulo Galo e Vladimir Seixas. As conversas serão mediadas pelo crítico de cinema Juliano Gomes, editor dos textos.
Completando a grade de atividades, a mostra exibe ainda dois programas bônus. O primeiro gira em torno do material bruto do filme “A Exceção e a Regra”, e o segundo é composto por três programas da série “Vídeo Popular - 30 Anos Depois”, exibido pela TV dos Trabalhadores (TVT) em 2015 e que teve Joel como apresentador.