Logo Folha de Pernambuco

Cinema

Mostra Periférica reúne filmes brasileiros e de outros países da América Latina

A programação conta com 50 curtas-metragens e 4 longas, além de oficinas, a partir desta terça-feira (23)

Filme "Bilhões de Infinitos"Filme "Bilhões de Infinitos" - Foto: Divulgação

Curtas-metragens de 18 estados brasileiros e de 4 países da América Latina integram a Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe. A terceira edição do evento ocorre de forma virtual, desta terça-feira (23) até o domingo (28), com filmes do Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina.

As exibições são gratuitas e podem ser acessadas através do site oficial da mostra. Os 50 curtas podem ser vistos em qualquer horário, enquanto durar o festival. A seleção engloba obras de diferentes gêneros cinematográficos: ficção, animação, documentário e experimental. “Neguinho” (RJ), de Marçal Viana, “Casa com Parede” (RN), de Dênia Cruz, e “Laroyê”, de Rennan Peixe, estão entre as atrações.

Os filmes foram escolhidos entre mais de 400 inscritos. As produções foram divididas em quatro mostras paralelas: “Aquarela” (para curtas brasileiros), “Josenita Duda” (para filmes realizados por mulheres cis e trans e pessosas LGBTQIA+), “Origens” (com obras feitas por pessoas negras, indígenas e povos ciganos), e “Dona Dora” (produções de outros páises da América Latina). 

A Periférica também traz sessões de longas-metragens. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, a partir das 20h. O primeiro da lista, com exibição amanhã, é o pernambucano “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante, vencedor do Festival de Gramado do ano passado. “Negra” e “Tote Abuelo”, do México, e “Del Palenque de San Basilio”, da Colômbia, completam a agenda. 

Realizada pelo  Pós-Traumático Coletivo, Tacamacaca Produções, Maat Produções e Cineclube Universo Paralelo, a mostra tem incentivo da Lei Aldir Blanc. A homenageada desta edição é Dona Dora, que desde 1965 mantém o Boi Rubro Negro, tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe. Na programação, estão previstas ainda três oficinas, todas com inscrições já encerradas.

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter