Logo Folha de Pernambuco

Cineclube

Mostra TV Viva 40 Anos exibe curtas e documentários no Centro Luiz freire, em Olinda

Nesta quinta (19), às 19h, o Cine Clube Luiz Gonzaga recebe o evento que celebra quatro décadas da produtora audiovisual, que faz parte do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire

Documentário "Carnaval Olinda 2017" será exibido na mostraDocumentário "Carnaval Olinda 2017" será exibido na mostra - Foto: Divulgação/TV Viva

As quatro décadas de atuação da TV Viva - produtora audiovisual do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire - serão celebradas em uma mostra de curtas e documentários, com exibições nesta quinta-feira (19), às 19h, no Cine Clube Luiz Gonzaga (Rua 27 de Janeiro, 181 - Carmo, Olinda).

A Mostra TV Viva 40 anos promovida pelo núcleo de comunicação do Centro Luis Freire destaca a contribuição da produtora 
com a comunicação democrática e à valorização da cultura regional. Segundo a organização do evento, a iniciativa atende a demanda dos moradores por mais opções de cinema no município.

Programação de curtas
A Mostra TV Viva 40 anos apresenta uma seleção de curtas e documentários emblemáticos como "Viva Olinda 1994" e "Doc Carnaval Olinda 2017", a mostra traz à tona a rica experiência cultural de Olinda e do Nordeste, capturando a essência e a identidade das comunidades locais.

Destaques da Programação
"Viva Olinda 1994", de Gilson Martins e Nilton Pereira - Um olhar profundo sobre a cidade e sua evolução.
"Alafin Oyó 1989" - A riqueza das tradições africanas em solo pernambucano.
Clipe "A Cidade" de Chico Science - Um ícone da música que reflete a alma de Olinda.
"É o coco de umbigada, Beth de Oxum" - Uma celebração das raízes culturais locais.
"Doc Carnaval Olinda 2017" - Uma imersão no vibrante Carnaval de Olinda.

Sobre a TV Viva
Iniciativa do Centro de Cultura Luiz Freire, celebra seus 40 anos de história como a primeira televisão a céu aberto da América Latina. Sua trajetória, marcada pelo compromisso com os Direitos Humanos e a democratização da comunicação, inspira um vasto movimento cultural e social, promovendo a participação ativa da população na definição de conteúdos audiovisuais.

A TV Viva é uma produtora audiovisual, que faz parte do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire, organização da sociedade civil que atua há 52 anos, no campo da defesa e promoção dos Direitos Humanos, em especial à Cultura, à Comunicação e à Educação, e da radicalização da democracia no Brasil.

Com a sua criação nos anos de 1984, a TV Viva foi a primeira "televisão a céu aberto" da América Latina, tendo sido à época, inspiradora de outras experiências similares no continente.

Este movimento, iniciado há 40 anos, produziu conteúdos em registros audiovisuais que foram fundamentais para reaquecer o debate e as articulações políticas das organizações populares pelo seu direito humano à comunicação, mobilizando esse movimento com uma abrangência territorial e identitária das periferias urbanas da Região Metropolitana do Recife às áreas
rurais, incluindo territórios indígenas e quilombolas, dos agrestes e dos sertões, trazendo a relevância da comunicação autoral, produzida pelas vozes e imagens dos sujeitos do direito, para o centro do debate.

A iniciativa, que se tornou referência, gerou a composição de um imenso acervo audiovisual, com registros de manifestações artístico-culturais de pessoas, grupos, movimentos e organizações das regiões, trazendo a público suas singularidades identitárias, artísticas, sociais, econômicas e tecnológicas, que compõem o tecido cultural do estado de Pernambuco, do
Nordeste e do Brasil.

A TV Viva continua em funcionamento como produtora audiovisual, mas encerrou nos anos 90 a exibição nos bairros e comunidades. Quinta(19) será uma oportunidade de rever alguns trabalhos no Cineclub Lula Gonzaga, no Espaco Jardim Nascente, em Olinda.

SERVIÇO:
"Mostra TV Viva 40 anos" de Curtas e Documentários
Onde: Cineclube Lula Gonzaga - Jardim Nascente de Olinda, R- 13 de maio, 99, Carmo
Quando: Quinta-feira, 19 de dezembro
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: 14 anos

Veja também

"Ainda estou aqui" e "O dia que te conheci" lideram indicações ao Prêmio APCA
Cinema

"Ainda estou aqui" e "O dia que te conheci" lideram indicações ao Prêmio APCA

Lauana Prado revela curiosidade dos bastidores de "Amigas"
televisão

Lauana Prado revela curiosidade dos bastidores de "Amigas"

Newsletter