Mostra TV Viva 40 Anos exibe curtas e documentários no Centro Luiz freire, em Olinda
Nesta quinta (19), às 19h, o Cine Clube Luiz Gonzaga recebe o evento que celebra quatro décadas da produtora audiovisual, que faz parte do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire
As quatro décadas de atuação da TV Viva - produtora audiovisual do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire - serão celebradas em uma mostra de curtas e documentários, com exibições nesta quinta-feira (19), às 19h, no Cine Clube Luiz Gonzaga (Rua 27 de Janeiro, 181 - Carmo, Olinda).
A Mostra TV Viva 40 anos promovida pelo núcleo de comunicação do Centro Luis Freire destaca a contribuição da produtora
com a comunicação democrática e à valorização da cultura regional. Segundo a organização do evento, a iniciativa atende a demanda dos moradores por mais opções de cinema no município.
Leia também
• Morre aos cem anos fada Santoro, grande nome do cinema brasileiro
• Famoso ator indiano é preso por morte de mulher esmagada em multidão reunida para vê-lo no cinema
• Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 12 a 18 de dezembro; confira
Programação de curtas
A Mostra TV Viva 40 anos apresenta uma seleção de curtas e documentários emblemáticos como "Viva Olinda 1994" e "Doc Carnaval Olinda 2017", a mostra traz à tona a rica experiência cultural de Olinda e do Nordeste, capturando a essência e a identidade das comunidades locais.
Destaques da Programação
"Viva Olinda 1994", de Gilson Martins e Nilton Pereira - Um olhar profundo sobre a cidade e sua evolução.
"Alafin Oyó 1989" - A riqueza das tradições africanas em solo pernambucano.
Clipe "A Cidade" de Chico Science - Um ícone da música que reflete a alma de Olinda.
"É o coco de umbigada, Beth de Oxum" - Uma celebração das raízes culturais locais.
"Doc Carnaval Olinda 2017" - Uma imersão no vibrante Carnaval de Olinda.
Sobre a TV Viva
Iniciativa do Centro de Cultura Luiz Freire, celebra seus 40 anos de história como a primeira televisão a céu aberto da América Latina. Sua trajetória, marcada pelo compromisso com os Direitos Humanos e a democratização da comunicação, inspira um vasto movimento cultural e social, promovendo a participação ativa da população na definição de conteúdos audiovisuais.
A TV Viva é uma produtora audiovisual, que faz parte do programa de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire, organização da sociedade civil que atua há 52 anos, no campo da defesa e promoção dos Direitos Humanos, em especial à Cultura, à Comunicação e à Educação, e da radicalização da democracia no Brasil.
Com a sua criação nos anos de 1984, a TV Viva foi a primeira "televisão a céu aberto" da América Latina, tendo sido à época, inspiradora de outras experiências similares no continente.
Este movimento, iniciado há 40 anos, produziu conteúdos em registros audiovisuais que foram fundamentais para reaquecer o debate e as articulações políticas das organizações populares pelo seu direito humano à comunicação, mobilizando esse movimento com uma abrangência territorial e identitária das periferias urbanas da Região Metropolitana do Recife às áreas
rurais, incluindo territórios indígenas e quilombolas, dos agrestes e dos sertões, trazendo a relevância da comunicação autoral, produzida pelas vozes e imagens dos sujeitos do direito, para o centro do debate.
A iniciativa, que se tornou referência, gerou a composição de um imenso acervo audiovisual, com registros de manifestações artístico-culturais de pessoas, grupos, movimentos e organizações das regiões, trazendo a público suas singularidades identitárias, artísticas, sociais, econômicas e tecnológicas, que compõem o tecido cultural do estado de Pernambuco, do
Nordeste e do Brasil.
A TV Viva continua em funcionamento como produtora audiovisual, mas encerrou nos anos 90 a exibição nos bairros e comunidades. Quinta(19) será uma oportunidade de rever alguns trabalhos no Cineclub Lula Gonzaga, no Espaco Jardim Nascente, em Olinda.
SERVIÇO:
"Mostra TV Viva 40 anos" de Curtas e Documentários
Onde: Cineclube Lula Gonzaga - Jardim Nascente de Olinda, R- 13 de maio, 99, Carmo
Quando: Quinta-feira, 19 de dezembro
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: 14 anos