Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Muafro Recife apresenta programação especial em comemoração ao mês da consciência negra

Para exaltar a cultura negra, o Muafro Recife convidou uma lista de artistas comprometidos com a defesa das artes negras e suas diversidadesPara exaltar a cultura negra, o Muafro Recife convidou uma lista de artistas comprometidos com a defesa das artes negras e suas diversidades - Foto: Divulgação

O Museu de Arte Afro-Brasileira Rolando Toro (Muafro Recife) abrirá suas portas nos dias 26, 27 e 28 de novembro, para receber apresentações que celebram o “Novembro Negro”. A abertura terá uma Poética de Mulheres negras com Odailta Alves, Bionne e Joy Thamires, na sexta-feira (26), às 18h30. No sábado (27), o percussionista Jhonatas Odé Taió irá partilhar a oficina de percussão Afro Amazônica, a partir das 15h. E no domingo (28), a cantora Isaar apresenta um show inédito “Coisa de Preta”, às 17h. As vagas são limitadas.

Para exaltar a cultura negra, o Muafro Recife convidou uma lista de artistas comprometidos com a defesa das artes negras e suas diversidades. A escritora, educadora, poeta e atriz Odailta Alves propôs uma noite de poesias com a participação de outras duas notáveis. A rapper, compositora e poetisa Bionne que aborda em suas composições temas como racismo, violência urbana e o amor. E a escritora Joy Thamires que carrega sua experiência na escrita de quatro livros publicados de forma independente: "Fiz da minha senzala poesia e da minha poesia meu jardim”, “Terra negra”,” Que afeto te afeta?”, e “Pipoca”.

No sábado (27), Jhonatas Odé Taió, especialista em percussão afro, coordenador percussivo da Banda oficial do Boi Bumba Caprichoso do festival de Parintins-Am, oferece a oficina de percussão Afro Amazônica, trazendo um intercâmbio de experiências. Outro destaque será a cantora Issar, que integra o coletivo de mulheres “A dita Curva”, que rodou o Brasil em 2019, está em produção do seu 4º álbum, e preparou um show original, elaborado para a comemoração do novembro negro.

“O Muafro Recife, assim como outros equipamentos culturais do estado tiveram que fechar suas portas durante a pandemia, sofremos muito, já que a cadeia produtiva da cultura parou de funcionar. É um alívio misturado com felicidade iniciar nossas atividades. É para janeiro de 2022 vamos ofertar novas mostras e exposições”, explica a diretora do museu, Lucia Helena Ramos.

Programação:
Novembro da Consciência Negra no Muafro Recife

26 de novembro (sexta-feira)
18h30: Poética de Mulheres Negras com Odailta Alves, Bionne e Joy Thamires

27 de novembro (sábado)
15h: Oficina de Percussão Afro Amazônica,  Jhonatas Odé Taió

28 de novembro (domingo)
17h: Show de Isaar “Coisa de Preta”

Local: Rua Mariz e Barros, 328 - Recife
Ingressos R$ 10,00 dia, comprar e informações (81)99970-8970 ou @muafrope

Veja também

Newsletter