Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Mural "Batalha dos Guararapes", do bairro de Santo Antônio, será tombado pelo Iphan

O mural foi produzido por Francisco Brennand na década de 60 e faz parte de uma coleção com mais de 30 obras públicas do centro do Recife

Mural Batalha dos Guararapes, de Francisco BrennandMural Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand - Foto: Marcus Prado

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá tombar o mural “Batalha dos Guararapes”, produzido por Francisco Brennand e localizado na Rua das Flores, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. A instituição atende a um pedido da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que considerou a necessidade de reconhecimento do valor histórico da obra. A resposta positiva para a abertura do processo de tombamento por parte do Iphan foi divulgada nesta quinta-feira (28).

Produzido entre 1961 e 1962, o mural se aproxima de seu sexagésimo (60º) ano de existência. A criação narra a batalha que expulsou os holandeses da então capitania de Pernambuco, em 1648. O mural ainda conta com versos de artistas importantes da cultura pernambucana, como é o caso do dramaturgo Ariano Suassuna e do jornalista César Leal. 

A obra faz parte da coleção de mais de 30 obras públicas feitas por Francisco Brennand localizadas no centro do Recife. Atualmente, a responsabilidade pelo bem-estar do mural pertence ao edifício no qual ele está disposto, uma agência bancária do banco Santander, na ruas das flores.

O banco recentemente solicitou a transferência do patrimônio para o bairro de Boa Viagem. Contudo, para que tal ação seja realizada, seria necessário tomar medidas cautelares cabíveis para a preservação da obra, segundo o presidente da Fundaj, Antônio campos. Estas ações são previstas nas diretrizes de tombamento, visto que a obra já é tombada em esfera estadual. 

A Fundaj se prontificou a disponibilizar uma equipe técnica para auxiliar na elaboração do dossiê de tombamento para o Iphan.  

Veja também

Newsletter