CAUSOS E POESIAS

Museu Cais do Sertão será palco de estreia do poeta pernambucano Toinho Mendes

Apresentação de Toinho, que também é ator e repentista, acontece nas próxima terça (12) e quarta-feira (13)

Toinho Mendes, poetaToinho Mendes, poeta - Foto: Bruno Ruído

Loirinho de olhos azuis, feição de estrangeiro, mas pernambucano nato - precisamente da cidade de Limoeiro, no Agreste.

E para além de poeta, repentista e ator, é também um matuto e, portanto, com propriedade para contar causos e rimar o Nordeste. Trata-se de Toinho Mendes, que está à frente da montagem "De Repente Tô Aí...", apresentada no Museu Cais do Sertão nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h.

O equipamento, localizado no Bairro do Recife, será seu palco de estreia junto a estudantes recifenses da Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre, convidados que vão prosear em meio a repentes, cordéis, poesias outras narrativas que serão mostradas ao público.

E na produção e identidade visual do espetáculo, alunos da Escola Ténica Estadual Miguel Batista registram suas assinaturas.

“Eu queria muito que fosse assim: um sonho partilhado. Queria subir ao meu primeiro palco muito bem acompanhado pelos sonhos de um monte de jovens, para criar uma rede de esperanças e também de celebração da cultura nordestina, da qual eu tanto me orgulho”, conta Toinho.
 



No dia do aniversário do Velho Lua
Não à toa, como nordestino caba da peste, Toinho escolheu as datas para sua estreia nos palcos no dia do aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, referência de qualquer artista que estima a cultura brasileira. 

“Dia 13 é aniversário de Luiz Gonzaga, uma data da maior importância, bem dizer sagrada para todo nordestino que se preze. E também de Santa Luzia, da qual minha mãe é devota. Estaremos em celebração desde a véspera”, festeja.

Tal qual a data escolhida para o seu primeiro encontro com o público, como artista, ele também elegeu o Cais do Sertão por razões bem justificadas.  

“Foi no Cais do Sertão que decidi que havia chegado o momento de me dedicar inteiro à arte depois de passar muitos anos atuando como professor e depois como servidor público, em diversos cargos. Foi lá que me encontrei com a poesia e mudei o curso dos meus sonhos”, lembra ele.

Toinho Mendes, poetaCrédito: Bruno Ruído

Com direção artística de Rafael Amâncio e produção executiva e coordenação geral assinadas por Marcos Lira e Paula Caal, "De Repente Tô Aí..." - que tem  apoio da Empetur, Secretaria de Educação e Esporte e Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco - contará também com intérprete de Libras.

Quem é Toinho Mendes
Além de artista, Antonio Carlos da Silva Mendes, 43, tem formação na educação e se utiliza do ofício para seguir ao lado de professores e alunos junto a causas do setor - sem abrir mão do tom de leveza e bom humor.

Toinho também faz as vezes como mestre de cerimônia em reuniões institucionais, palestras e eventos. Narrações e gravações para programas, inclusive cinema e comerciais também integram a sua rotina como matuto multifacetado que é.

Serviço
“De Repente Tô Aí…”, com Toinho Mendes

Quando: dias 12 e 13 de dezsembro, às 20h
Onde: Museu Cais do Sertão - Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Ingressos a partir de R$ 40 no Sympla
Informações: (81) 9 9744-6033

 

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter