Logo Folha de Pernambuco

ARTE

Naná Vasconcelos é celebrado em mural gigante no Centro do Recife

Criado pela artista Micaela Almeida, percussionista é celebrado em pintura muralista no "coração" do Recife

Mural foi pintado em prédio na Boa VistaMural foi pintado em prédio na Boa Vista - Foto: Rennan Peixe

Naná Vasconcelos (1944-2016) segue em celebração e batucadas pelas bandas de cá do Recife, dessa vez com a grandiosidade literal de um mural na Boa Vista, no 'coração' da cidade, assinado pela artista Micaela Almeida, intitulado "Naná Vasconcelos, Sinfonia e Batuques".

Com pelo menos 200m², a fachada do Edifício Guiomar - localizado em frente ao Parque 13 de Maio - ganhou a pintura muralista, destacada em colorida pelo compositor e percussionista e o seu mundialmente conhecido berimbau.

A iniciativa da homenagem, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), foi devidamente autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 



De acordo com Flaviana Gomes, secretária executiva de Inovação Urbana, o mural integra o Edital de Credenciamento para Realização de Intervenções Artísticas em Empenas Cegas e outras três pinturas devem marcar a paisagem do Recife este ano.

“É uma política pública que dá oportunidade para que artistas como Micaela transformem a paisagem urbana em um palco vivo da arte, celebrando a cultura e o patrimônio da nossa cidade. A boa notícia é que mais três megamurais estão em andamento para inaugurar ainda este ano", conta a gestora.

Pintura feita em dez dias
A pintura em céu aberto de Naná Vasconcelos, começou a ser colorida em 28 de outubro. Foram dez dias para ser concluída.

A obra, dedicada ao percussionista pernambucano, traz à tona sua magnitude e rememora aos olhares de quem a contempla que ele - ovacionado também internacionalmente - foi ganhador de diversos Grammy além de ter conquistado o título de maior percussionista do mundo "apenas" por oito vezes pela revista Down Beat.

Crédito: Rennan Peixe

"O megamural é bastante significativo para mim, pois todo o processo, desde a escrita do projeto e idealização da arte até a execução, foi um caminho de muito desafio e aprendizado enquanto mulher e artista autônoma. Poder gerar e parir essa cria em homenagem ao gigante Naná Vasconcelos em seu território é uma grande honra", enaltece a artista Micaela Almeida.

Inauguração em dezembro
Um evento marcado para o próximo mês de dezembro vai marcar uma espécie de inauguração da obra, com exibição de documentário sob direção do fotógrafo Rennan Peixe.

A ideia é mostrar o processo de execução da pintura, com fotos e vídeos, assim como com entrevista de Patrícia Vasconcelos, viúva de Naná Vasconcelos.

 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter