financiamento coletivo

Nego Freeza lança vaquinha virtual para gravação do seu primeiro disco solo, "Icyerekezo"

O baiano radicado no Recife pretende lançar "Icyerekezo", que terá produção assinada por Pupillo

Nego FreezaNego Freeza - Foto: Divulgação

Importante nome no cenário do hip hop nacional, o artista baiano radicado no Recife Nego Freeza – integrante, há 20 anos, da banda OQUADRO – se prepara para lançar o seu primeiro álbum solo, que se chamará “Icyerekezo”.

O artista lançou, nesta sexta (12), uma vaquinha virtual, no Apoia-se, por meio da qual o público poderá contribuir e viabilizar sua estreia fonográfica.

A produção musical de  “Icyerekezo” ficará a cargo do requisitadíssimo Pupillo (ex-Nação Zumbi), que já trabalhou em álbuns de nomes como Erasmo Carlos, Gal Costa, Marisa Monte, Edgar etc.

Disco
“Icyerekezo” é o nome do satélite lançado ao espaço, por Ruanda, em 2019, com o objetivo de conectar escolas rurais à internet. Em Quiniaruanda – língua banta falada em Ruanda – , o nome significa “Visão”. 

Em seu álbum, Nego Freeza pretende conectar ancestralidade e tecnologia, ampliando a linguagem musical que parte do rap e dialoga com rock, reggae, soul, dentre outros ritmos, em composições orgânicas e tecnológicas.

Com 30 anos de trajetória artística (sendo 20 deles com OQUADRO) e sua música viajando Brasil e mundo afora, Nego Freeza se embrenhou em uma pesquisa musical voltada para o mundo negro, buscando novos beats a partir de um encontro entre Brasil e África fora de lugares comuns.

“Icyerekezo” resultará de pesquisa etnográfica sonora por regiões musicais pouco disseminadas no imaginário comum em relação aos ritmos africanos. Ruanda é a principal referência neste trabalho, no qual Bego Freeza busca novas referências a partir do cruzamento entre tecnologia e ancestralidade.

Financiamento
A vaquinha virtual lançada por Nego Freeza propõe a criação, produção, gravação, finalização e lançamento virtual de “Icyerekezo", que terá oito faixas inéditas. A meta é arrecadar R$ 40 mil em 78 dias.

O trabalho também pretende captar outras produções sonoras, sobretudo as que emergem das periferias brasileiras e do continente africano, com vistas a ampliar o repertório de influências africanas na música contemporânea, contemplando regiões da África que não tenham tradicionalmente dialogado com o cenário político, histórico e artístico brasileiro.

Entre as recompensas para quem colaborar com a vaquinha, estão o CD físico “Icyerekezo”, ecobags e camisetas, entre outros itens.
 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter