Netflix lança filme natalino à brasileira protagonizado por Leandro Hassum
Dirigido por Roberto Santucci, longa-metragem chega ao serviço de streaming nesta quinta-feira, misturando comédia e drama
Reunir a família em frente à TV para assistir ao filmes natalinos já virou uma tradição de fim de ano para muitos brasileiros. O que essas produções hollywoodianas retratam, no entanto, pouco tem a ver com a forma como o feriado é celebrado por aqui. Com “Tudo Bem no Natal que Vem”, que estreia nesta quinta-feira (3), a Netflix promete mudar isso.
Estrelado por Leandro Hassum, o longa-metragem mostra um natal tipicamente brasileiro. A neve e a chaminé dão lugar à uva passa no arroz, ao especial de Roberto Carlos e à piada com o pavê. Tudo tratado de forma bem-humorada, com a direção de Roberto Santucci, que já levou aos cinemas comédias nacionais de sucesso, como “Até que a sorte nos separe” e “De pernas pro ar”.
O protagonista da trama é Jorge, interpretado por Hassum. Por fazer aniversário no dia 25 de dezembro, ele detesta as comemorações natalinas desde crianças. Sua esposa Laura (Elisa Pinheiro), no entanto, faz questão de reunir a família completa todas os anos. Ao bater com a cabeça nas véspera de natal, ele acorda um ano depois sem lembrar do que aconteceu no restante do ano.
Leia também
• Cine Beiras traz mostra de filmes da Bacia do São Francisco
• 'Trolls 2': sequência traz mensagem sobre diversidade
• Saiba qual filme passou no dia em que você nasceu
“Acho que a identificação do público vai ser a nossa grande arma. As pessoas vão se ver representadas na tela e, principalmente neste momento que o mundo vive, podem parar para pensar mais nas suas famílias. O filme traz um carinho no final de um ano tão difícil que foi para todos nós”, comenta Hassum, que participou de uma rodada de entrevistas junto a outros nomes do elenco.
Ao longo de 1h40min, o espectador acompanha as tentativas de Jorge de sair do que parece uma maldição. Ano após ano, ele acorda sem memória na véspera de Natal, tendo que lidar com as consequências do que seu “outro eu” fez nos demais dias. Enquanto envelhece e seus filhos crescem, ele se afasta cada vez mais daqueles quem mais ama.
As filmagens foram realizadas no final do ano passado. Com a pandemia e os transtornos causados, o enredo ganha ainda mais significado. O próprio elenco sentiu na pele, antes da estreia, a perda de um colega. O ator Levi Ferreira, que fez uma participação como avô de Laura, morreu em outubro vítima da Covid-19.
“A mensagem do filme chama atenção para os valores que realmente importam: estar junto de quem a gente gosta e valorizar o que a gente tem. São coisas que, no corre-corre do dia a dia, vão ficando meio atropeladas e, nesse ano especificamente, a gente acabou sendo obrigado a olhar para isso com mais cuidado”, diz Elisa Pinheiro. Produzido pela Camisa Listrada e com roteiro de Paulo Cursino, o longa ainda traz no elenco nomes como Louise Cardoso, Danielle Winits, Rodrigo Fagundes e José Rubens Chacá.
Embora seja repleto de humor, “Tudo Bem no Natal que Vem” conta com momentos de pura emoção. Para Hassum, comédia e drama são gêneros muito próximos. “Eu não consigo acreditar numa comédia que seja só comédia. Mesmo nos meus outros filmes há sempre uma mensagem no final que, de alguma forma, tenta te pegar pela emoção e mostrar alguma coisa. São obras feitas para a família. É para sentar todo mundo na sala, rir, se emocionar, gargalhar, e se identificar”, defende o humorista.
Com a passagem de tempo no roteiro, as mudanças de visual aparecem na tela. Os filhos de Jorge, que no início são interpretados por atores mirins, são substituídos por Miguel Rômulo e Arianne Botelho. Conforme os anos passam, os personagens mudam de cabelo, perdem ou ganham peso e envelhecem. A caracterização, que consegue ser bastante realista, é assinada pelo maquiador e artista plástico mexicano Martín Macías Trujillo. “Eu passava quase duas horas sentado, colocando peruca, esticando a cara para parecer mais jovem. Mas o resultado final foi maravilhoso”, elogia Hassum.