streaming

Netflix pode perder US$ 42 bi em valor de mercado, após queda de assinantes

Ações caem 27% no pré-mercado nesta quarta. Empresa já avalia vender assinatura com propaganda

NetflixNetflix - Foto: Pixabay

A Netflix pode perder US$ 42 bilhões em valor de mercado nesta quarta-feira (20), depois que a gigante do streaming informou sua primeira redução do número de assinantes em mais de uma década, ao mesmo tempo em que se compromete a fazer uma série de mudanças em seus negócios para impedir um êxodo de clientes.

Na terça-feira, ao divulgar o balanço do último trimestre, a Netflix revelou uma perda de 200 mil assinantes da plataforma nos três primeiros meses do ano, a primeira vez que isso acontece desde 2011. Além disso, o serviço de streaming projetou que poderá encolher ainda mais, com a perda de dois milhões de clientes no segundo trimestre.

Com o anúncio, as ações da empresa despencaram mais de 27% no pré-mercado, estendendo sua queda este ano para 58%. Se as perdas persistirem, a Netflix está prestes a se tornar a ação com pior desempenho este ano nos índices de referência S&P 500 e Nasdaq 100.

— Um grande problema com a Netflix é que é muito fácil você abandonar o serviço — disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

Os consumidores que sentirem o aperto da inflação estarão mais atentos às suas despesas e os serviços de streaming são uma maneira rápida de economizar dinheiro.
 

Em carta aos acionistas, a Netflix atribuiu a perda de assinantes a quatro fatores: desaceleração na adoção de banda larga e TVs inteligentes; compartilhamento de senhas entre residências, que a empresa acredita ser responsável por mais de 100 milhões de espectadores não pagantes; aumento da concorrência de TV a cabo e de transmissão tradicional e outros serviços de streaming emergentes; e fatores macroeconômicos como o aumento da inflação e a invasão da Ucrânia pela Rússia, à empresa a cancelar os serviços no país de Putin.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Netflix estuda criar um modelo de assinaturas mais baratas com a exibição de publicidade juntamente com o conteúdo.

As ações da Netflix têm sofrido ultimamente, acumulando agora uma queda de 42% neste ano. As perdas superam em muito as perdas de 13% do índice Nasdaq 100, que reúne empresas de tecnologia, no período. Entre as empresas que compõem o índice, a Netflix tem a terceira pior performance do ano.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter