Nizam, do BBB 24, revela infarto aos 28 anos: "Experiência de quase morte"; entenda o problema
Em conversa durante o final de semana, Nizam contou que não sabia na época sofrer de uma condição cardíaca
O participante do Big Brother Brasil 24, reality show da TV Globo, Nizam, de 32 anos, revelou ter sofrido um infarto quatro anos antes, aos 28. Em conversa com outros participantes da casa durante o final de semana, ele contou que não sabia na época sofrer de uma condição cardíaca, e que o episódio ocorreu de repente numa ida ao dentista: — Nasci com um problema no coração e não sabia, e aí do nada infartei.
Pouco depois, os perfis de Nizam nas redes sociais compartilharam um vídeo em que o brother conta em detalhes a experiência. O diagnóstico exato que levou ao problema, porém, não foi revelado.
"Eu tinha dentista marcado e fui andando para lá. É a uns 700, 900 metros daqui de casa, bem perto. Chegando lá, era um dia que eu lembro que estava frio, eu estava de agasalho, mas era estranho porque eu estava suando muito. Eu cheguei lá e a secretária, Nadja, tirou minha temperatura e falou "nossa, você tá morto" (brincando), com 26ºC, 27ºC. Eu, escorrendo suor frio, falei que devia ser por conta do suor. (Mas) sentei e comecei a sentir uma dor no peito, uma pressão de dentro para fora, um mal-estar ofegante, não conseguia buscar o ar. Foi uma sensação horrível. Eu tinha certeza que era um infarto" disse.
No momento, Nizam falou para secretária chamar o dentista porque ele "ia morrer". Na hora, ela acreditou ser um ataque de pânico, por conta da idade do brother, mas pelo desespero de Nizam logo percebeu se tratar de algo mais grave. O dentista, então, apareceu e levou o participante do BBB para o hospital de carro.
"Não tinha convênio de saúde na época, então fui atendido todo pelo SUS. Me estabilizaram e fizeram um cateterismo. Constataram que não tinha nenhuma veia obstruída, não tinha placa de gordura, ou seja, não tinha nenhum motivo aparente para o infarto. Fiquei em observação por mais dois dias a UTI (...) Fiz uma bateria de exames durante seis, oito meses até constatarem que eu nasci com uma condição no coração que pode ter acarretado o infarto (...) Foi uma experiência de quase morte" continuou Nizam.
Ele disse ainda que hoje está bem e pode realizar atividades físicas, por exemplo, sem maiores riscos.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Normalmente acontece em pessoas idosas, porém, apesar de raro, é cada vez maior a presença da condição em pessoas mais jovens.
Quais são as causas do infarto em jovens?
O infarto em jovens pode ocorrer por conta de alterações genéticas ou congênitas, mas não de forma hereditária. O risco pode aumentar em pessoas com fatores de risco para doenças do coração, como tabagismo, obesidade, e pressão alta. Doenças como diabetes e hipertensão também são alguns fatores de risco, os quais precisam ser tratados e investigados para prevenir o infarto em jovens.
Sintomas do infarto em jovens
Um dos aspectos mais agravantes é que, na população jovem, o infarto do miocárdico costuma ser fulminante, ou seja, mata nas primeiras horas, sem muitas possibilidades de salvamento ou tratamento complementar. Isso acontece porque as placas de gordura mais novas oferecem mais risco.
Além disso, os sintomas de um ataque cardíaco nos jovens são diferentes dos que acometem os pacientes com idades avançadas: Eles são mais exuberantes, que surge como uma pressão ou queimação na região do tórax, chamada de dor torácica típica. Também pode ocorrer dor no peito irradiando para os braços, mandíbula, queixo e até mesmo costas. São sintomas importantes do infarto:
Leia também
• Mineira Thalyta é a segunda eliminada do BBB 24
• BBB 24: Eliminação, Prova do Líder e formação de Paredão neste domingo (14)
• BBB 24: alvo de críticas, Yasmin Brunet é adepta de superstição no umbigo de Jade Picon
- Sudorese fria (suor em excesso);
- Mal-estar;
- Náuseas;
- Vômitos.
Os médicos afirmam que um dos principais problemas do infarto é que metade deles são silenciosos, ou seja, não apresentam qualquer sinal. E a maioria das pessoas desconhece os sintomas da condição, o que faz com que a incidência entre os mais jovens aumente drasticamente.
O mais importante nos casos de infarto é o tempo decorrido do início dos sintomas até a desobstrução da artéria. Quanto maior esse intervalo, maiores são as chances de sequelas e morte.
Como prevenir o infarto?
- A mudança na qualidade de vida é o principal meio de prevenção do infarto em jovens.
- Evitar consumir álcool e cigarro, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. Estima-se que o ataque cardíaco pode ser reduzido em até 33% em pessoas jovens que param de fumar.
- A mudança de rotina vale tanto para a prevenção quanto para quem está se recuperando de um ataque cardíaco.
- Além dos citados acima, ter uma boa qualidade do sono, evitar estresses do cotidiano, como do trânsito ou do trabalho, manter os índices de colesterol e a pressão arterial sob controle, também são algumas formas que possam ser adotadas para evitar o infarto.