Atriz Guilhermina Guinle relembra surpresas da trama
Guilhermina Guinle já ostentava uma longa de lista de trabalhos na televisão quando chegou o convite para “Verdades Secretas”, que voltou ao ar na grade da Globo recentemente. Ainda assim, o projeto conseguiu marcar um novo momento em sua carreira. A novela assinada por Walcyr Carrasco foi responsável por sua volta à tevê após a maternidade. Logo no primeiro encontro com o diretor Mauro Mendonça Filho, Guilhermina foi alertada sobre como nada seria o mesmo em um “set” após se tornar mãe. “Eu saí da reunião pensando nisso, em que sentido seria diferente, e cheguei à conclusão de que foi em todos os sentidos. A mulher é uma outra mulher depois que ela tem um filho. Os valores são outros, então, claro que a gente acaba levando isso para o personagem. A gente acaba levando essa profundidade. Profundidade seja ela de amor, de dor, de tudo. Acho que carregamos um pouquinho de nós, da nossa vida, para todos os personagens”, explica a atriz, que interpretou a elegante Pia.
No entanto, não foi só a maternidade que mostrou uma nova forma de fazer tevê para Guilhermina. Ao longo das gravações, a atriz também ficou atenta ao modo de trabalhar do diretor Mauro Mendonça Filho, que buscou ares cinematográficos para a trama das 23 horas. “Depois de 20 anos trabalhando na televisão, era a primeira vez que não tinha a parede onde ficam as câmeras. Era um cenário fechado, como se fosse uma locação, como é no cinema e com o diretor de fotografia de cinema. A gente fazia todo um lado, depois todo o outro lado. Então, foi uma sensação muito única neste momento”, ressalta.
Na história polêmica e dramática, Pia é a ex-esposa do empresário Alex, papel de Rodrigo Lombardi, com quem teve dois filhos: Giovanna e Bruno, vividos por Agatha Moreira e João Vitor Silva. Sem uma vida profissional, ela é dependente da pensão do ex-marido. Com dificuldade de lidar com o temperamento dos adolescentes, especialmente Giovanna, ela encontra refúgio nos braços de seu jovem “personal trainer”, Igor, de Adriano Toloza. “A Pia é uma mulher comum, no sentido de que existem muitas Pias por aí. Em todos os lugares existe uma mulher de classe alta, sofisticada, que se casou com um homem rico muito cedo, na faixa dos 20 anos. Aquela mulher que foi criada para ser dona de casa, não trabalhar, cuidar do marido, dos filhos. E aí chega aos 40 e poucos anos com dois filhos adolescentes e sem um objetivo de vida. Então, ela tem de aprender a se refazer. É quando conhece o ‘personal trainer’ e tudo começa a mudar”, afirma Guilhermina, que retornou na sequência da trama produzida exclusivamente para o Globoplay. “Achei muito interessante essa ideia de dar uma sequência ao enredo inicial. Acho que isso nunca foi feito no Brasil. Foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Apesar de revisitar a personagem, tudo mudou. As pessoas mudam com o tempo. É um papel totalmente novo”, completa.
Leia também
• 'Verdades Secretas 2': Mulher de Rômulo Estrela comenta cenas de sexo dele
• 'Verdades Secretas': Visky é alento para os fãs da novela
• Montaleone vai transar com pais e filhos em "Verdades Secretas 2"
Acompanhando a reprise do enredo, Guilhermina procurou tirar boas lições dessa reexibição. Além de curtir novamente um de seus principais trabalhos no vídeo, ela também tem acompanhado a novela como uma forma de exercício para futuros projetos. “A gente sempre pode melhorar. Às vezes, você chega em um estúdio e tem 20, 25 cenas pela frente. Você precisa ter todo aquele texto decorado e conseguir fazer todas as cenas bem. E às vezes você não consegue. Então, você pensa: ‘Poxa, eu podia ter dado uma pausa maior aqui ou não precisava ter dado essa pausa...’, ‘Podia ter falado dessa maneira...’. É uma autocrítica constante”, aponta.
Sucesso na rua
A repercussão original de “Verdades Secretas” foi uma surpresa para Guilhermina Guinle. Durante a exibição, a atriz era constantemente abordada nas ruas pelo público para debater os rumos de sua personagem na história. “Nunca me abordaram tanto no sentido de quererem falar sobre o assunto. Era uma novela muito comentada na época. As pessoas estavam todas em casa assistindo, querendo saber o que vai acontecer, o que não vai acontecer” relembra.
Como a novela ia ao ar em um horário tardio, Guilhermina ainda conseguia acompanhar a produção junto com o público após um longo dia nos estúdios. A atriz gostava de acompanhar todas as tramas do folhetim escrito por Walcyr Carrasco. “Eu adorava assistir a tudo. O trabalho de todo mundo era impecável. A direção foi incrível. Eu queria saber o que acontecia com os personagens quando eu lia os capítulos e depois eu queria ver como tinha ficado no ar”, valoriza.