No Dia das Mulheres e Meninas na Ciência, Espaço Ciência transmite ao vivo o espetáculo Insubmissas
Com texto de Oswaldo Mendes e direção de Carlos Palma, a peça é uma produção do Núcleo Arte Ciência no Palco
ouça este conteúdo
|
readme.ai
|
No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, esta quinta-feira, 11 de fevereiro, o Espaço Ciência apresenta em seu canal do Youtube o consagrado espetáculo paulista “Insubmissas, Mulheres na Ciência”.
Após a apresentação ao vivo, haverá bate-papo com o elenco. O evento será transmitido simultaneamente, às 15 horas, pelos canais: Espaço CiênciaPE e NucleoACP.
A peça apresenta em cena, quatro mulheres que desafiaram seu tempo para afirmar seu papel na Ciência e no mundo. Com texto de Oswaldo Mendes e direção de Carlos Palma, a peça é uma produção do Núcleo Arte Ciência no Palco, filiado à Cooperativa Paulista de Teatro.
Leia também
• Curso gratuito de teatro recebe inscrições até o dia 15 de fevereiro
• Aulas teatro, dança e circo são destaques do Janeiro de Grandes Espetáculos desta segunda (25)
• Teatro Fernando Santa Cruz abre inscrições para ocupação de pautas culturais
O texto traz à tona os conflitos, as dificuldades e a insubordinação de quatro mulheres. As atrizes Selma Luchesi, Vera Kowalska, Adriana Dham e Monica Ploger interpretam grandes mulheres da história como Hipátia de Alexandria, Madame Curie, Rosalind Franklin e Bertha Lutz.
Uma foi pioneira no conhecimento científico e morreu por isso. Outra conseguiu garantir dois Prêmios Nobel por suas descobertas na radioatividade, mas a Ciência lhe custou a saúde. Uma não foi citada por seus pares em pesquisa decisiva sobre o DNA e morreu sem o reconhecimento devido. Outra fez de sua vida uma luta incansável pelos direitos da mulher.
O espetáculo estreou em 2015 e foi gravado presencialmente e, durante a pandemia, contou com inserções das atrizes. O Núcleo Arte Ciência no Palco tem, em seu repertório nestes 21 anos de trabalho, espetáculos como Einstein, Copenhagen, After Darwin, A Dança do Universo, Prometeu Despedaçado, Quebrando Códigos, além de vários trabalhos voltados ao público infanto-juvenil.