Logo Folha de Pernambuco

Canal Brasil

'Noturnos': Vinicius de Moraes inspira série de terror

Com seis episódios, série estreia no Canal Brasil e traz Marjorie Estiano e Ícaro Silva no elenco

Episódios de "Noturnos" são inspirados em contos e poemas do escritosEpisódios de "Noturnos" são inspirados em contos e poemas do escritos - Foto: Divulgação

A obra de Vinicius de Moraes (1913-1980) é tão cheia de nuances que, vez ou outra, surgem olhares surpreendentes a partir dela. Um exemplo disso é “Noturnos”, que promete revelar um lado pouquíssimo conhecido do Poetinha: o terror. A série original do Canal Brasil estreia hoje, às 22h. Os seis episódios estarão disponíveis também nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay.

O seriado adapta para as telas sete poemas e contos do autor, escritor entre 1930 e 1950. A idealização do projeto e a escolha dos textos foi feita por Renato Fagundes, diretor de criação da produtora A Fábrica. Amigo de longa data de Maria de Moraes, filha caçula de Vinícius, ele obteve com facilidade o aval para mexer no lado mais sombrio das obras do escritor.

A direção é de Caetano Gotardo e Marco Dutra, dupla com experiência no gênero de horror, trabalhando juntos em filmes como “Todos os Mortos” e “As Boas Maneiras”. Eles também assinam os roteiros dos episódios, ao lado de Alice Marcone e Gustavo Vinagre, inspirados nos textos: “Balada do Morto Vivo”, “O Mágico”, “Operário em Construção”, “Conto Carioca”, “Conto Rápido”, “A Grande Voz” e “O Incriado”.

“Quando fui sondado sobre o projeto, a minha primeira reação foi de hesitação. Só que isso derreteu imediatamente quando li os contos e poemas. Foi interessante ver nas entrelinhas o carinho de Vinicius com o gênero. Depois, até achamos críticas de cinema em que ele demonstrava explicitamente uma atração pelo terror”, conta  Marco.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

107 anos de Vinicius de Moraes . Uma das facetas pouco conhecidas de Vinicius de Moraes, que celebraria 107 anos neste dia 19/10, os poemas “sombrios” do Poetinha inspiram a série “Noturnos”, que estreia nesta quarta, 21/10, às 22h! . Para ler a íntegra de “Balada do Morto Vivo” e outras poesias de Vinicius, acesse: http://www.viniciusdemoraes.com.br/

Uma publicação compartilhada por Canal Brasil (@canalbrasil) em 19 de Out, 2020 às 1:58 PDT

Para costurar os textos em uma única trama, a dupla recorreu à pluralidade artística de Vinicius, que também é conhecido por seu trabalho como dramaturgo. Na série, as histórias criadas pelo escritor são contadas a partir dos atores da fictícia Noturna Companhia de Teatro. Em uma noite de ensaios para um musical, enquanto uma tempestade aterroriza a cidade, os artistas ficam presos no teatro. Sem mais opções, eles passam a compartilhar contos assombrosos, sentados em volta de uma goteira. “Renato tinha trazido a ideia de uma antologia, só que eu e o Caetano queríamos dar uma unidade ao todo”, explica Marco.

Cada episódio passa por um universo fabular diferente, com ambientações e recortes de época distintos. O tom do medo varia dentro dos subgêneros do horror, abraçando do gore ao terror psicológico. Gabriela Amaral Almeida, Vinícius Silva, Rodrigo Aragão, Gustavo Vinagre e Aaron Salles Torres, diretores que experimentam essas vertentes no cinema, foram convidados para dirigirem os capítulos.

“É uma série que propõe novos universos a cada episódio. O elenco se desdobrou entre vários personagens de um jeito extraordinário e a equipe também, tendo que criar na mesma obra muito mundos”, comenta Caetano. Entre os atores, estão Andrea Marquee, Thaia Perez, Ícaro Silva, Marjorie Estiano, Rafael Losso, Vaneza Oliveira, Bernardo de Assis, Larissa Siqueira, Rogério Brito, Eduardo Gomes, Edgar Castro, Bruno Bellarmino e Gilda Nomacce.

 

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter