Logo Folha de Pernambuco

Literatura

Nove pernambucanos são selecionados no edital 'Arte como respiro'

Projeto do Itaú cultural selecionou pernambucanos com foco na literatura

Clayton Cabral é um dos selecionadosClayton Cabral é um dos selecionados - Foto: Alex Ribeiro/Divulgação

Artistas de todo o País batalham para se manterem produtivos durante a pandemia, mesmo com o mercado literalmente parado. É aí onde editais como o "Arte como respiro: múltiplos editais de emergência", do Itaú Cultural, são vistos como pequenos oásis em meio à crise criativa e financeira. 

Hoje, uma nova etapa do edital emergencial do instituto revelou os contemplados na temática "Escrita", contemplando nove trabalhos pernambucanos - na categoria Poesia Falada (vídeo): Dori Nigro e Isabella de Andrade; e na categoria Escrita: prosa ou poesia: Anaíra Mahin Valadares Galvão, Caio Lima, Cleyton Cabral, Felipe André da Silva, Gleison Nascimento, Rodrigo Acioli e Tauã Valle. O edital propôs um exercício literário de olhar o futuro da humanidade e de cada indivíduo na pós-pandemia.

Escritores e poetas de todo o Brasil enviaram trabalhos abordando temátcias diversas, como feminismo, questões indígenas, raciais e de gênero e textos com humor. No total, foram selecionados 200 trabalhos de autores de 24 estados de diferentes perfis sociais, de escolaridade, étnicos e de gênero. 

Desses, 175 foram selecionados em Escrita (prosa ou poesia) e 25 em Poesia Falada (vídeo). A lista completa dos contemplados pode ser consultada no site www.itaucultural.org.br.

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter