LITERATURA

Novidades em Terra Média: tesouros de Tolkien e C. S. Lewis serão disponibilizados este ano

Entre as raridades tornadas públicas estão anotações sobre Boxen, um mundo fictício criado pelo autor de 'As crônicas de Nárnia'

J.R. TolkienJ.R. Tolkien - Foto: Divulgação

Manuscritos e livros pertencentes a C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien estão entre os tesouros culturais que serão disponibilizados ao público ainda em 2023. No total, mais de £ 52 milhões em itens e documentos foram doados ao Arts Council England, um órgão público não departamental do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte.

Lewis e Tolkien criaram Nárnia e a Terra Média, dois dos mais populares mundos fictícios da literatura de fantasia. Autores de, respectivamente, "As crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis" eram amigos e davam aula na Universidade de Oxford. A correspondência inédita dos dois está sendo sendo doada ao Reino Unido.

Antes de Nárnia

O arquivo de Lewis também contém um caderno com anotações sobre Boxen, um mundo fictício que ele criou quando criança, antes de Nárnia. Já entre os documentos de Tolkien encontram-se manuscritos com referências a Tom Bombadil, personagem do seu "Legendarium".

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter