Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

''O Agente Secreto'': Wagner Moura e KMF gravam cenas de novo filme na Folha de Pernambuco

O diretor pernambucano e o ator baiano fazem primeira colaboração juntos no thriller político ambientado no Recife, em 1977

Wagner Moura, protagonista de ''O Agente Secreto'', ao lado do diretor Kleber Mendonça FilhoWagner Moura, protagonista de ''O Agente Secreto'', ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho - Foto: Reprodução/Instagram

Gravações de ''O Agente Secreto'', o novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, aconteceram dentro das instalações da Folha de Pernambuco durante a tarde deste sábado (27). A locação foi escolhida pela produção do projeto, pois necessitavam de uma máquina rotativa de impressão para representar um jornal dos anos 1970.   

O longa-metragem estrelado por Wagner Moura marca a primeira colaboração entre ele e o cineasta, que se juntam para realizar um thriller político ambientado no Recife, em Pernambuco, durante os últimos dias da ditadura militar brasileira, em 1977. Na trama de ''O Agente Secreto'', o ator baiano vai interpretar Marcelo, um professor universitário de 40 anos que foge de São Paulo para Recife. 

A fuga do personagem é uma tentativa para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Ele chega na capital pernambucana na semana do Carnaval, na esperança de um possível reencontro com o seu filho, mas logo descobre que está sendo espionado pelos seus vizinhos.

O elenco de ''O Agente Secreto'' conta com a participação de Maria Fernanda Cândido (''A Paixão Segundo G.H.'' e ''O Traidor'') e Gabriel Leone (''Eduardo e Mônica'' e da série ''Dom''). 

''O Agente Secreto'' tem a sua estreia prevista para 2025 nos cinemas. O filme é produzido pela Cinemascópio (''Bacurau'' e ''Aquarius'') e pela MK Produções (''A Pior Pessoa do Mundo'' e ''Guerra Fria''). A sua distribuição será feira pela MK2 Films, que pretende apresentar a obra para distribuidores internacionais durante o Festival de Cannes 2024, de acordo com a Variety. 

Recriação dos anos 1970

Como o longa-metragem será ambientado no Recife, nos anos de 1970, Kleber Mendonça Filho chegou a comentar em uma entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, sobre os desafios da produção de encontrar locações preservadas para caracterizar a época. 

Veja fala do diretor:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Na última quarta-feira (24), o diretor pernambucano celebrou a conquista que ele e sua equipe alcançaram ao chegar no ''Rolo 100'' das filmagens do filme. O cineasta compartilhou a tradição no seu perfil do Instagram. 

Confira o momento:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho)

A escolha por realizar as filmagens na Folha de Pernambuco, neste sábado (27), se deve ao fato do jornal possuir um parque gráfico com uma máquina rotativa de impressão conservada e operante ideal para a produção. Kleber e sua equipe haviam realizado uma visita para conferir o espaço. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O povo recifense tem tentado acompanhar de perto as gravações dos filmes, principalmente, quando foi preciso interditar ruas da cidade para a realização das filmagens. Entre as locações gravadas, estão a Universidade Federal de Pernambuco, o Cinema São Luiz, a Rua do Riachuelo, a Ponte Duarte Coelho,  a Ponte Governador Paulo Guerra e a Rua Treinador Cláudio Coutinho, na Tamarineira. 

Confira os bastidores de ''O Agente Secreto'': 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho)

Veja também

Newsletter