"O Contato": documentário terá sessão especial no Recife
Vicente Ferraz, diretor do filme, e a produtora Juliana de Carvalho participam de debate após exibição no Cinema da Fundação
O documentário “O Contato”, lançado na última semana, ganha sessão especial nesta quinta-feira (22), às 19h30, no Cinema da Fundação, na sala Museu. A exibição será seguida de debate.
Participam do bate-papo Vicente Ferraz, diretor do filme, e a produtora Juliana de Carvalho. A mediação da conversa será conduzida pelo o indigenista Vincent Carelli.
“O Contato” acompanha o cotidiano de famílias de diferentes etnias indígenas de São Gabriel da Cachoeira, município no Amazonas conhecido por ser uma das regiões com maior diversidade étnica do Brasil.
Leia também
• MOV: festival de cinema universitário ocorre no Recife em setembro
• Biarritz Amérique Latine: dois filmes pernambucanos competem em festival de cinema francês
• Bafta cria nova categoria para filmes infantis e familiares para a premiação de 2025
As história do longa-metragem são conectadas pelo Rio Negro, via pela qual os personagens percorrem cerca de três mil quilômetros para chegarem aos seus destinos. Essas narrativas levantam temáticas sobre o impacto do contato com o homem branco, como a perda da língua, da tradição e identidade, além do extermínio de florestas e povos nativos.
O filme é falado em quatro línguas indígenas: Yanomami, Arapaso, Baniwa e Hupda. Sua première mundial ocorreu durante a mostra competitiva do Festival É Tudo Verdade. A produção é da Bang Filmes.