Logo Folha de Pernambuco

110 ANOS - Luiz Gonzaga

O dia é para celebrar o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Se vivo estivesse, Gonzaga completaria nesta terça-feira (13) 110 anos

Luiz Gonzaga, cantor e compositorLuiz Gonzaga, cantor e compositor - Foto: Reprodução/Instagram

Hoje, além de ser o Dia Nacional do Forró, é também dia de celebrar o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ou seria hoje o dia do maior representante da música nordestina e, portanto, uma data para festejar e exaltar o gênero que sob os acordes de Seu Luiz, natural de Exu, no Araripe do Sertão pernambucano, exaltou a singularidade de um povo em canto, verso, prosa e sanfona.

Há exatos 110 anos, em 13 de dezembro de 1912, nascia Luiz Gonzaga do Nascimento, que em toda sua inteireza segue incólume às modernidades sonoras – em sua maioria reles, passageiras e barulhentas.

Apesar do candeeiro ter se apagado em 1989, quando o filho de Mãe Santa e Seu Januário se foi, aos 76 anos, “A sanfona não parou e o forró continuou” – e a música brasileira segue agradecida pela perenidade de um legado resistente ao tempo e do tamanho da grandeza de Seu Luiz.



PROGRAMAÇÃO

Em Caruaru

Pelas bandas da Capital do Forró, Caruaru, Agreste do Estado, de hoje até sexta-feira (16) será rememorado na IV Semana Viva Gonzaga, com programação que inclui exposição, palestra e lançamento de livro, entre outras atividades, no Pátio de Eventos da cidade, defronte à estátua de Gonzaga  e na Fundação de Cultura do município.
 

Em Exu
Já em Exu, o aniversariante do dia ganha homenagem com o lançamento da obra multifacetada “Luiz Gonzaga do Nascimento – 110 anos”, de Paulo Wanderley, colecionador e especialista quando o assunto é o Rei do Baião. 

Em Camaragibe
E na Região Metropolitana do Recife (RMR), em Camaragibe, encerrando o Circuito Cepe de Cultura 2022 com a primeira edição da Feira Literária da cidade, a Flicamará, o show de abertura com o cantor Beto Hortis, terá repertório de homenagem a Luiz Gonzaga. 
 

No Bairro do Recife
O Espaço Mamulengo, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, recebe a partir das 17h as sanfoneiras Terezinha do Acordeon e Ceiça Moreno. As artistas abrem Roda de Sanfona para celebrar Gonzagão com causos sobre o Velho Lua. 

Cezzinha, Luizinho de Serra, Beto Ortis, Paulinho do Acordeon, Verônica Sanfoneira, Deisinho Sanfoneiro, Ângelo Gabriel, Toninho do Acordeon, são alguns dos convidados da Roda.

Na Rádio Folha FM (96,7)
Já a frequência 96,7 da Folha FM dedica a programação a partir das 13h até a meia- noite, a Seu Luiz. Sob o comando de Patrícia Breda no Folha da Tarde, além da trilha de forró, Terezinha do Acordeon e Ceça Moreno são convidadas do programa, às 15h30. Já Santanna, O Cantador, bate um papo com Breda sobre o legado de Gonzaga, às 16h15.

 

 

Veja também

Newsletter