O espetáculo "A Última Sessão de Freud" chega ao Recife nesta sexta-feira (9)
Com Odilon Wagner e Claudio Fontana, a dramatização conta a história de um debate entre os intelectuais Sigmund Freud e C.S. Lewis
O Teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu, recebe a peça “A Última Sessão de Freud”, dirigido por Elias Andreato, inspirado no livro “Deus em Questão” e baseado no texto homônimo do premiado autor americano Mark St. Germain. As exibições começarão nesta sexta-feira (9) e irão até domingo (11).
A trama conta com os atores Odilon Wagner e Claudio Fontana, que interpretarão um encontro fictício entre Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e o escritor e poeta C.S.Lewis (autor de “As Crônicas de Nárnia”), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.
No espetáculo, o neurologista põe em discussão a existência de Deus e critica a escolha religiosa de Lewis de abandonar o ateísmo e tornar-se um defensor da fé baseada na razão. Nas Palavras do psicanalista: “Como pode um renomado professor de Oxford abandonar a verdade por uma mentira insidiosa?”. Os diálogos, apesar de serem voltados à existência de Deus, devaneiam sobre outros assuntos como o sentido da vida, a natureza humana e as relações sociais, levando o espectador a uma conversa com humor, ironia e questionamentos.
Leia também
• Panela do Jazz retorna ao seu local de origem com maratona de 10 horas
• Festival Estudantil de Teatro e Dança chega a sua 19ª edição nesta quinta-feira (8)
• Começa a 2ª edição do Prêmio Geek de Literatura
Em uma entrevista sobre o show, o autor comenta. “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que a apresentação se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.
O cenário, assinado por Fábio Namatame, reproduz o consultório e gabinete do psicanalista, na Inglaterra, onde desenvolveu seus estudos. Ele estava exilado na Inglaterra depois de ter fugido da perseguição nazista na Áustria, em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939.
Serviço:
A Última Sessão de Freud
Quando: De 09 a 11 de setembro – Sexta-feira e sábado às 20:30h; e domingo às 19h.
Onde: Teatro Luiz Mendonça, Avenida Boa Viagem, Recife-PE
Ingressos: R$ 100,00 inteira e R$ 50,00 meia entrada. No site