Obra de Hermilo Borba inspira espetáculo de dança dirigido por Domingos Júnior
"Arranca!" ganha apresentações gratuitas em duas noites no Teatro Hermilo Borba Filho
Opressões pessoais e sociais questionadas por meio da dança e, portanto, sob o viés da arte e culminância na sensibilidade e na poesia. Este é o percurso que chegará ao palco do Teatro Hermilo Borba Filho, nos próximos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira), às 20h, com acesso gratuito.
O espetáculo, baseado na obra de Hermilo Borba – especificamente “Agá”, no capítulo “Livro dos Mortos. Arranca!” – é resultado da pesquisa “Eu, o-morto-rezando-o-Xango”, que apresenta a corporeidade das danças de rua, Cultura Popular e de um Nordeste futurista.
Dirigido pelo ator e artista-educador Domingos Júnior – que em 2022 fez o papel de Cristo na "Paixão de Cristo do Recife, Jesus, a Luz do Mundo" – a apresentação explora em cena as dores e lutas dos artistas-criadores Íris Campos e Marcelo Sena, além do próprio diretor, que lançam questionamentos acerca dos papéis exercidos entre oprimidos e opressores, sob o ponto de vista pessoal e social.
Diretor e dançarino
Domingos Júnior, além de assinar “Arranca!” – realizado via edital “O Solo do Outro” (2020), da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - entra em cena ao lado da bailarina e atriz Íris Campos. Ambos dividem o palco com o também artista Marcelo Sena. Vale destacar que o trio participou de oficina de preparação com Agrinez Melo, integrante do grupo O Poste Soluções Luminosas.
O espetáculo, passa pelo Hermilo Borba neste mês de agosto e em setembro volta em curta temporada para em seguida circular palcos afora.
Serviço
Arranca!
Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife), dias 18 e 19 de agosto, 20h
Acesso gratuito
Informações: (81) 98236-3777