Obras de Vicente do Rego Monteiro ganham exposição na Fundaj
Mostra abre no próximo dia 11 de novembro no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte
Como parte das celebrações da Semana de 22 – como ficou conhecida a Semana de Arte Moderna (1922) – o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) abre a exposição “Um Pernambucano na Semana de 22, Vicente do Rego Monteiro”.
A mostra será aberta na sala Waldemar Valente, campus Gilberto Freyre, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), campus de Casa Forte, a partir do próximo dia 11 de novembro.
Vicente do Rego Monteiro, que participou ativamente da Semana, terá suas obras relembradas no Muhne.
Do acervo da Fundaj, há obras produzidas na década de 1950 pelo artista, em trabalhos que representam em grande parte os trabalhadores rurais – tema que perpassa o interesse de Vicente a partir de 1930, durante o período em que viveu no Engenho Várzea Grande, no Agreste pernambucano.
Entre as obras expostas estão “O Cambiteiro”, “Mulher Sentada” e “Burrinho com Telhas”.
Semana de Arte Moderna na Fundaj
Além da exposição, a instituição também promove o curso “22-22-22: Modernidades, Modernismos e Contemporaneidade”, pensando para o bicentenário da Independência do Brasil e no centenário da Semana de Arte Moderna.
Com o propósito de gerar uma reflexão crítica sobre o processo de formação do Brasil, a capacitação propõe recolocar questões fulcrais deste processo histórico, edificando e atualizando a crítica com as ferramentas teóricas da contemporaneidade.
O curso, realizado no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby, já teve dois módulos ministrados em setembro e outubro.
Em novembro acontecem as aulas do terceiro módulo “Fronteiras da Modernidade: críticas e questionamentos contemporâneos (Século XXI)”, que pretende propor uma reflexão crítica sobre as políticas museais no Brasil e sobre o lugar do Museu do Homem do Nordeste nessas discussões.
Serviço
Exposição “Um Pernambucano na Semana de 22, Vicente do Rego Monteiro”
A partir de 11 de novembro, às 16h, na
Sala Waldemar Valente, campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte
Av. Dezessete de Agosto, 2187